Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

"A prevenção é a palavra-chave quando falamos de floresta"

Susana Fonseca afirma que apostar na prevenção dos incêndios florestais é fundamental. No entanto, as alterações climáticas constituem um enorme desafio.

"A prevenção é a palavra-chave quando falamos de floresta"
Notícias ao Minuto

08:47 - 19/06/17 por Notícias Ao Minuto

País Ambientalista

Em entrevista à RTP, Susana Fonseca, da Associação Ambientalista Zero, sublinha a importância de apostar na prevenção dos incêndios florestais. “A prevenção é a palavra-chave que temos de usar sempre que falamos de floresta, não apenas no verão, mas [também] no inverno", afirma.

“Há muitas casas e muitas habitações espalhadas em zonas de risco, rodeadas de floresta. Não vamos conseguir evitar essa situação por isso temos de dar recursos a essas populações, mais informação e mais formação, para que elas possam ser agentes ativos nestas situações”, defende a ambientalista.

Nesse sentido, manter a limpeza da floresta é fundamental, no entanto, segundo a própria, “basta dar um passeio pelo nosso país para perceber que não está a ser cumprido”.

Susana Fonseca realça ainda o programa de prevenção do Governo, com o qual a associação Zero concorda, mas sustenta que é necessário que este seja aplicado.

Além disso reconhece que a resposta não está apenas na prevenção, uma vez que o fenómeno das alterações climáticas torna este combate bastante imprevisível.

“Não quer dizer que a prevenção conseguisse evitar tudo. Este tipo de fenómenos – muito calor, baixa humidade – podem tornar-se mais recorrentes do que eram até agora e todos nós temos de estar preparados”, disse.

“Enquanto país temos de perceber que este é um enorme desafio. As alterações climáticas estão a colocar-nos novos desafios”, rematou Susana Fonseca.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório