Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

App permite carregar o Andante ilegalmente. Situação está a ser resolvida

A gestora dos bilhetes 'Andante', usados em mais de 80% das viagens da Área Metropolitana do Porto, revelou hoje que apresentou queixas-crime contra criadores e utilizadores de uma burla nos carregamentos, tendo bloqueado a utilização dos títulos fraudulentos.

App permite carregar o Andante ilegalmente. Situação está a ser resolvida
Notícias ao Minuto

16:30 - 14/06/17 por Lusa

País Grande Porto

Em declarações à Lusa, fonte do consórcio Transportes Intermodais do Porto (TIP), que gere os títulos de transporte, acrescentou que a empresa já implementou medidas para "reforçar a segurança global do sistema", depois de, "há cerca de três meses", ter tido conhecimento de uma aplicação de telemóvel que permite multiplicar as viagens carregadas no cartão Andante sem pagar por elas.

A mesma fonte assegurou que o problema tem "uma expressão muito pontual" e que a TIP já conseguiu introduzir "um mecanismo que bloqueia a utilização dos cartões fraudulentamente carregados" nos vários meios de transporte em que os 'Andante' são utilizados (Metro do Porto, STCP - Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, CP e cerca de uma dezena de operadores privados).

"Fomos alertados há cerca de três meses e começamos a tomar medidas de monitorização e vigilância para perceber o que se passava, tendo constatado que o problema tem uma dimensão residual", explicou a fonte do TIP.

"A atividade comercial do Andante prosseguiu sem sobressaltos", acrescentou.

A TIP indicou ainda que "já foram identificados alguns" utilizadores do cartão fraudulento, que a TIP foi capaz de localizar através do seu número, apercebendo-se, depois, do momento da sua utilização.

Relativamente a cada uma destas pessoas identificadas (a fonte da TIP não quis revelar o número), foram apresentadas queixas-crime por fraude.

Para além disso, a TIP apresentou uma queixa-crime "contra desconhecidos" que "criaram e facilitaram o acesso a esta burla".

Os títulos Andante são usados para "mais de 120 milhões de viagens por ano", acrescentou a fonte do TIP.

A fraude só foi possível nos cartões de viagens de carregamento, não sendo "possível nos cartões de assinatura mensal", acrescentou a mesma fonte.

A TIP é um consórcio formado pela Metro do Porto, a STCP e a CP, à qual estão associados vários operadores privados de transportes da Área Metropolitana do Porto.

O agrupamento de empresas foi criado em 2002 para implementar um sistema de bilhética intermodal.

O diário digital Observador citou hoje o site de tecnologia 'Aberto até de madrugada', que refere que "milhares de pessoas" têm andado a viajar sem pagar nos transportes públicos do Porto, "regravando continuamente o seu cartão Andante de modo a que esteja sempre carregado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório