Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Adiada conclusão da acusação contra Sócrates

Contactado pelo Notícias ao Minuto, João Araújo disse que “a reação [à notícia]" seria "comunicada oportunamente". Ao início da tarde, chegava uma comunicado às redações, arrasador por sinal, a dar conta de que a defesa irá impugnar a decisão.

Adiada conclusão da acusação contra Sócrates
Notícias ao Minuto

12:54 - 17/03/17 por Carolina Rico

País Operação Marquês

A Procuradoria-Geral da República decidiu adiar até ao final de junho a conclusão da acusação contra José Sócrates.

O pedido de adiamento foi feito pelos procuradores do processo, tendo entendido Joana Marques Vidal que "o pedido de prorrogação do prazo concedido para a conclusão da investigação e da redação do despacho final mostra-se justificado e deverá ser atendido".

Recorde-se que a 14 de setembro de 2016, a procuradora-geral da República tinha decidido conceder mais 180 dias, que terminavam hoje, aos titulares do inquérito, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates.

Em nota oficial enviada às redações, a Procuradoria, que já admitira que "só a título muito excecional, mediante requerimento fundamentado dos magistrados titulares, poderia ser admitida a possibilidade de prorrogação deste prazo", fez saber que fixou um prazo - até final de abril - para um “ponto de situação” sobre o processo do caso que envolve José Sócrates.

"Deitar as culpas ao mordomo"

Contactado pelo Notícias ao Minuto, João Araújo disse que “a reação [à notícia]" seria "comunicada oportunamente". Ora, ao início da tarde, chegava uma comunicado às redações, arrasador por sinal, a dar conta de que a defesa irá impugnar a decisão.

De acordo com os advogados do antigo  primeiro-ministro, a decisão judicial traduz-se "essencialmente em deitar as culpas ao mordomo e, talvez para evitar novas violações dos prazos, determinar que o inquérito prossiga sem prazo nenhum".

[Notícia atualizada às 14h50]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório