Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Ministro da Saúde defende aliança entre economia, saúde e ciência

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, realçou hoje a aposta do Governo na consolidação de uma "aliança estratégica" entre economia, saúde e ciência para promover o desenvolvimento do país.

Ministro da Saúde defende aliança entre economia, saúde e ciência
Notícias ao Minuto

13:05 - 17/03/17 por Lusa

País Campos Fernandes

"A saúde traz valor, a economia aporta através da saúde muito emprego qualificado, muito desenvolvimento", disse Adalberto Campos Fernandes, em Coimbra.

O ministro da Saúde falava aos jornalistas, durante uma visita à empresa farmacêutica Bluepharma, em São Martinho do Bispo, margem esquerda do rio Mondego, cujo programa incluiu a inauguração da ampliação do Centro de Investigação e Desenvolvimento da empresa, em que também participou o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

"Estou aqui a sinalizar aquilo que há muito tempo entendemos ser fundamental: o estabelecimento de uma aliança estratégica dentro do Governo entre a economia, a saúde e a ciência", afirmou.

O executivo do PS, liderado por António Costa, tem "uma leitura de que a saúde e a economia devem contribuir para o progresso do país, para a criação de valor e para a geração de emprego qualificado", sublinhou Adalberto Campos Fernandes.

Na sua opinião, a Bluepharma, criada há 16 anos, nas antigas instalações da Bayer, "é apenas um dos excelentes exemplos de que o país dispõe" na área da investigação e produção de medicamentos.

"A região Centro, neste aspeto, põe Portugal na rota da competitividade internacional, com uma economia do conhecimento orientada para a investigação e para a ciência", acrescentou.

O ministro da Economia, por sua vez, defendeu a importância de "estimular a transferência de tecnologia entre a investigação e as empresas", o que, na região, tem sido feito pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Universidade e o parque tecnológico Biocant, em Cantanhede, entre outros, "em colaboração com várias empresas", incluindo a Bluepharma.

O grupo liderado por Paulo Barradas Rebelo "mostra bem o potencial que tem a ciência portuguesa para criar valor na área da investigação, da farmacêutica e da saúde em geral", segundo Manuel Caldeira Cabral.

Em 2016, Portugal realizou exportações de produtos da área da saúde no valor de 1.400 milhões de euros, contra os 600 milhões registados há oito anos.

"É um crescimento notável", enfatizou o ministro da Economia, salientando que os agentes económicos conseguiram "ser mais ousados nos investimentos", o que justifica os bons resultados do setor.

O grupo Bluepharma emprega 450 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório