Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 30º

Da Lourinhã ao Vaticano em cadeiras de rodas. Edgar precisa de ajuda

Caminhar ajuda a sentir-se livre. Contudo, Edgar só consegue fazê-lo graças às ajudas que recebe. Para cumprir o sonho de chegar ao Vaticano, precisa agora do seu contributo.

Da Lourinhã ao Vaticano em cadeiras de rodas. Edgar precisa de ajuda
Notícias ao Minuto

08:03 - 11/03/17 por Andrea Pinto

País Sonho

Edgar Silva nasceu com uma deficiência motora que sempre o limitou. Há cinco anos, contudo, descobriu algo que mudou a sua vida e que o tem ajudado a superar os seus limites.

Hoje, com 55 anos, Edgar faz todos os dias caminhadas pela manhã. São entre 8 a 10 Km, em campos e mato, "de cadeira de rodas, sempre a rodar com os pés de marcha atrás". Uma atividade que não só lhe faz bem à saúde, como lhe permite sentir o cheiro da liberdade.

“Adoro andar horas sozinho sem ver ninguém, ver a natureza maravilhosa, ouvir os pássaros a cantar, ouvir o vento soprar como se fosse Deus a falar comigo. Além do prazer que me dá sentir-me em liberdade, também faz bem à minha saúde”, conta Edgar ao Notícias ao Minuto.

Edgar acredita que “é o único deficiente a fazer isto pelo menos em Portugal” e, aos fins de semana, congratula-se por não caminhar sozinho. A companhia leva-o a tentar ir sempre mais longe.

“Aos fins de semanas faço caminhadas em grupo por mato e trilhos de 25 a 30km por todo o país”, revela, contando que estas aventuras levaram-no a criar o seu próprio grupo: ‘O trilho da cadeira de rodas’.

Na companhia dos amigos, Edgar já cumpriu aquilo que para ele se trata “de um sonho” e que para muitos seria provavelmente inimaginável para alguém nas suas condições. O homem, que reside no Seixal da Lourinhã, já caminhou desta zona até Fátima, “por caminhos de chão e trilhos”, num total de 124 quilómetros em cinco dias.

Tudo isto só é no entanto possível graças ao apoio das pessoas.

“Só consigo fazer caminhadas com donativos das pessoas, vivo com uma pensão de 326 euros, mal dá para comer. Sem essas ajudas seria impossível fazer caminhadas”, relata o homem cuja pouca ajuda que pede é na maioria roupa e sapatilhas (que podem ser velhas) tamanho 42.

“Gasto um par por semana e peço ajuda também para as despesas das caminhadas que são muitas”, refere Edgar que tem uma conta para onde muitos fazem donativos. Estes irão todos reverter agora para o seu novo sonho.

“A caminhada da minha vida é ir de Fátima ao Vaticano passando por Santiago de Compostela e por Lourdes. Pretendo fazê-lo por pequenas etapas de 3 a 4 dias - 70 a 80km -, descansar um tempo e voltar a fazer mais 3 a 4 dias até chegar ao Vaticano e ser recebido pelo Papa”, conta, em jeito apelo com o qual espera conseguir obter a ajuda necessária para chegar à sede da Igreja Católica.

O caminho não será uma tarefa fácil, tal como também não tem sido a relação com alguns vizinhos que o acusam de aproveitar-se dos donativos que lhe são feitos. Para Edgar, isso nada mais é do que "inveja", e ao seu lado congratula-se por ter sempre um bom grupo de amigos.

“Por mais pequena que seja a vossa contribuição será sempre uma grande ajuda”, afirma o homem, que revela que esta caminhada não é apenas pelo “prazer da aventura” mas para “mostrar que quando queremos nada é impossível”.

Todos os que queiram acompanhar o sonho de Edgar podem fazê-lo através da sua página de Facebook. Já os que o queiram ajudar podem enviar as suas sapatilhas (velhas ou novas) para a morada que deixamos em baixo, bem como o número para o qual podem fazer as suas transferências.

Morada:

A/C Edgar Bonifácio Silva

Rua dos Emigrantes n.º2 – Seixal

2350-271 Lourinhã

IBAN:  PT50 001000004820894000365

Recomendados para si

;
Campo obrigatório