Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

"Marcelo, o rei constitucional, também falhou... mas pouquíssimas vezes"

José Miguel Júdice aponta virtudes e falhas a Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República.

"Marcelo, o rei constitucional, também falhou... mas pouquíssimas vezes"
Notícias ao Minuto

22:18 - 24/01/17 por Goreti Pera

País José Miguel Júdice

Marcelo Rebelo de Sousa “teve, ao longo do último ano, um percurso quase sem falhas”. As palavras são de José Miguel Júdice, convicto de que o Presidente da República tem poucos erros que se lhe possam apontar.

O chefe de Estado “tem uma inteligência emocional e intelectual de nível excecional, é uma pessoa verdadeiramente afetiva – ele adora mesmo dar beijinhos às crianças – e é profundamente próximo dos portugueses. Além disso, conhece muito bem e sabe agir muito bem com a classe política”, enumerou o comentador, na antena da TVI24.

O advogado apelidou mesmo Marcelo de “rei constitucional, ou seja, é uma pessoa que não governa mas pode influenciar a governação”. É, acrescentou, alguém que “descrispa e aproveite o seu prestígio para dar mais otimismo aos portugueses”.

Porém, não é imune a falhas e “falhou nalgumas coisas, mas pouquíssimas vezes”. Segundo José Miguel Júdice, Marcelo “esteve mal na questão da CGD e não esteve bem na relação com o PSD. Ainda assim, a opinião pública adora-o sem limites e estes pequenos problemas perfeitamente normais não afetam (longe disso) o gostar dele”.

“O principal defeito político de Marcelo Rebelo de Sousa é que tem dentro de si o bicho do medo. Tem medo que as coisas corram mal”, apontou ainda o comentador, que – ainda a propósito do primeiro ano de Marcelo na Presidência – aponta algumas críticas à primeira entrevista que concedeu.

“Foi uma entrevista falhada, ele estava muito nervoso ao princípio e achei-o muitíssimo colado ao Governo”, atirou Júdice, certo de que Marcelo revelou “um otimismo irritante” e um tom “muito crítico em relação ao líder do maior partido da oposição, para não falar do CDS que tratou como se não existisse”.

E depois do primeiro ano? “Vêm aí tempos difíceis”, vaticina o advogado: “Começa a haver tensão dentro da Geringonça e críticas visíveis dentro do Partido Socialista” e Marcelo “está a entrar num novo período que não preparou”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório