Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Levantamento da imunidade? "Tenho 99% de certeza que foi recusado"

Ministério dos Negócios Estrangeiros já tem resposta sobre os filhos do embaixador iraquiano.

Levantamento da imunidade? "Tenho 99% de certeza que foi recusado"
Notícias ao Minuto

23:45 - 05/01/17 por Carolina Rico

País Casos

As autoridades iraquianas já enviaram para Portugal uma resposta sobre o pedido de levantamento da imunidade diplomática aos filhos do embaixador do Iraque, mas a defesa de Rúben Cavaco está pouco confiante.

“Tenho 99% de certeza que [o pedido] foi recusado”, disse Maia Leonardo ao Notícias ao Minuto.

O advogado da família do jovem de Ponte de Sor espera que tudo fique na mesma, até porque “seria um caso único não o ser”.

“Em toda a História só houve um caso” em que a imunidade diplomática foi levantada na sequência de um crime, e foi nos Estados Unidos”.

Pela tradição e, sobretudo pelo “peso do país” - porque Portugal “não é os Estados Unidos”, os gémeos vão continuar protegidos pela Convenção de Viena, acredita o advogado.

A confirmar-se uma resposta negativa por parte das autoridades iraquianas, “é o Ministério Público que tem de tomar uma posição”. Até lá, não há nada que a Defesa possa fazer, explica Santana-Maia Leonardo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros disse hoje, através de comunicado que vai analisar a resposta e emitir um comunicado a propósito esta sexta-feira.

O prazo para resposta dado por Portugal ao Iraque terminava esta quinta-feira à meia-noite, quase um mês após o pedido levantamento da imunidade diplomática dos gémeos.

Haider e Rhida, de 17 anos, só podem ser ouvidos em interrogatório e enquanto arguidos com resposta positiva do Iraque.

Recorde-se que os dois jovens são os autores confessos de agressões violentas a Rúben Cavaco, também com 17 anos, em Ponte de Sor (Portalegre) a 17 de agosto.

O jovem português sofreu múltiplas fraturas e chegou a estar em coma induzido. Teve alta hospitalar no início de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório