Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Governo deverá concluir legislação de bombeiros profissionais até março

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais recebeu hoje a garantia do Governo de que vai estar concluída até ao final do primeiro trimestre deste ano a legislação relacionada com o setor.

Governo deverá concluir legislação de bombeiros profissionais até março
Notícias ao Minuto

16:35 - 05/01/17 por Lusa

País ANBP

"O secretário de Estado manteve a promessa de que até 31 de março a legislação para os bombeiros sapadores e municipais estaria concluída no sentido de ser aprovada", disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto.

Representantes da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) estiveram hoje reunidos com o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Segundo o presidente da ANBP, esta nova legislação vai dar aos bombeiros profissionais "tudo aquilo que não têm", sendo propostas que estão a ser discutidas com anteriores governos há mais de anos e nunca se concretizaram.

Estatuto profissional, regulamentação da carreira, horário de trabalho, ingresso, fardamento, formação profissional e regime de aposentação são algumas das questões incluídas na nova legislação que o Governo quer aprovar.

Fernando Curto adiantou que uma das novas medidas vai permitir às câmaras municipais desbloquear as carreiras e admitir novos bombeiros sapadores e municipais, sendo urgente o ingresso de novos elementos, uma vez que a média de idades é atualmente os 40 anos, além de terem saído muitos profissionais para a aposentação.

O mesmo responsável disse ainda que a ANBP/SNBP saíram da reunião satisfeitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório