Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

António Costa ameaça Estado com processo judicial

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, ameaça processar o Estado caso avance com a concessão a privados dos transportes públicos da cidade.

António Costa ameaça Estado com processo judicial
Notícias ao Minuto

11:32 - 24/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Lisboa

Para António Costa, o Governo não pode privatizar a Carris e o Metro de Lisboa porque as duas empresas são “activos que pertenciam ao município e de que o Estado se apropriou por via da nacionalização”.

De acordo com o jornal Público, o presidente da autarquia lisboeta vai apresentar hoje uma moção contra a decisão do Governo, na qual avisa as empresas interessadas no negócio que não poupará esforços para impedir a privatização da Carris e do Metro, recorrendo “se necessário for, às instâncias judiciais”.

No referido documento, a que o Público teve acesso, António Costa sublinha que é “ao Município de Lisboa – não ao Governo – que as leis em vigor conferem atribuições e competências para gerir e explorar as redes de transporte público urbano na cidade”.

O autarca recorda ainda que as duas empresas foram nacionalizadas num “momento anterior à entrada em vigor da actual Constituição da República” e que o Estado “ainda não indemnizou o Município de Lisboa pela nacionalização de activos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório