Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Câmara de Gaia tem nova marca que é "todo um mundo"

O município de Gaia ganhou hoje uma nova marca, uma imagem multicolor com as quatro letras do nome que visa reforçar a identidade coletiva do concelho, aumentar a sua atratividade, potenciar a economia e representar "todo um mundo".

Câmara de Gaia tem nova marca que é "todo um mundo"
Notícias ao Minuto

12:30 - 20/09/16 por Lusa

País Identidade

"O desafio de criação de uma marca distintiva neste território plural nasceu em 2014, quando começámos a refletir internamente a necessidade de criação de uma marca representativa e comum com os objetivos principais de projetar o concelho para além das suas fronteiras de uma forma integrada e coesa", explica o presidente da Câmara Municipal de Gaia no livro sobre a marca hoje apresentada.

Um segundo objetivo passa por "procurar uma identidade coletiva, para todos os gaienses (...) que pudesse funcionar como uma referência de identidade e de afirmação", incorporando "as múltiplas identidades que cada gaiense transporta em si", acrescenta Eduardo Vítor Rodrigues.

A nova marca de Gaia visa ainda aumentar o grau de conhecimento do concelho, desenvolver e renovar a sua imagem, aumentar a sua atratividade, otimizar e garantir a satisfação de necessidades e expectativas dos cidadãos, potenciar a estrutura económica, melhorar a competitividades e a qualidade de vida, criar emprego, atrair habitantes, turistas e empresários.

Vítor Rodrigues espera que a nova logomarca seja "utilizada na promoção das instituições, das empresas e dos negócios" como um "elemento demonstrativo da força que resulta de um coletivo".

"É uma marca pensada para criar sinergias, para facilitar o reconhecimento e para dignificar a origem. Este contributo da marca deverá ser desenvolvido e sustentado ao longo de pelo menos uma década", assinala o autarca que espera como "resultados imediatos" um aumento da "atratividade turística e da captação de novos investimentos".

Pintadas de verde, amarelo, vermelho e azul, as letras de "Gaia" representam as quatro grandes dimensões do município -- natureza, energia, património e vida -- onde vive "um em cada 33 portugueses" e que "ambiciona ser uma referência de desenvolvimento sustentável e de investimento inteligente".

"Uma imagem multicolor, porque assume a multiplicidade da nossa cultura e das nossas vidas", sustenta Vítor Rodrigues que quer uma "marca de Gaia independente de ciclos políticos e de caprichos pessoais momentâneos".

O autarca espera também que a marca seja "um convite à aventura" e à "descoberta de um vasto território que muitos ainda não conhecem".

A par da logomarca "Gaia" -- com a assinatura "todo um mundo" -- foi criada uma agenda para o desenvolvimento sustentável do concelho assente em princípios como educar, cuidar, promover, inovar, criar, proteger, relacionar, informar, crescer e integrar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório