Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Todas as regiões do país em risc elevado de exposição a UV

Todas as regiões do país apresentam hoje risco 'Muito Elevado' e 'Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todas as regiões do país em risc elevado de exposição a UV
Notícias ao Minuto

07:00 - 08/09/16 por Lusa

País IPMA

As regiões de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Funchal e Porto Santo apresentam risco de "Muito Elevado" de exposição aos raios UV.

Já as regiões de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz das Flores apresentam risco 'Elevado'.

Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 'Moderado', 6 a 7 'Elevado', 8 a 10 'Muito Elevado' e superior a 11 'Extremo'.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado nas regiões norte e centro até meio da manhã e vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 70 quilómetros por hora, em especial durante a tarde.

A previsão aponta ainda para descida de temperatura, sendo acentuada nas regiões do interior norte e centro e no Alentejo.

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas, a partir da tarde e vento fraco a moderado de nordeste.

Nos Açores está previsto períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos a partir da tarde no grupo oriental e vento fraco a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 24 graus Celsius, no Porto e em Viana do Castelo entre 14 e 22, em Vila Real entre 14 e 27, em Viseu entre 14 e 25, em Bragança entre 14 e 29, na Guarda entre 13 e 24, em Coimbra entre 16 e 24, em Castelo Branco entre 17 e 31, em Santarém entre 16 e 26, em Leiria entre 16 e 23, em Évora e Beja entre 16 e 30, em Faro entre 20 e 33, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 26 e na Horta entre 20 e 27.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório