Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Estes são os aviões que estão a combater as chamas em Portugal

Ao longo dos últimos dias, devido ao número preocupante de incêndios que atingiu Portugal, ouviu palavras como 'kamov', 'canadair' ou 'beriev'. Mas sabe do que se trata? Adiantamos já que são os nomes dos meios aéreos que têm estado a combater as chamas. Mas conhece as suas especificações?

Estes são os aviões que estão a combater as chamas em Portugal
Notícias ao Minuto

08:30 - 13/08/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Incêndios

Há cerca de uma semana que as chamas estão a consumir milhares de hectares de terreno em Portugal. Os casos mais graves situam-se na zona do norte do país e na ilha da Madeira, mais precisamente no Funchal.

Além dos milhares de bombeiros que têm estado todos os dias no terreno a arriscar a vida com o auxílio de viaturas de combate e até de populares, a ajuda dos meios aéreos tem sido fulcral para ajudar a controlar as chamas que já destruíram centenas de casas, terrenos agrícolas, florestas e já causaram a morte a três pessoas.

Helicóptero Kamov

Notícias ao MinutoFabricado pela Russian Helicopters, o kamov é um helicóptero pesado que tem um balde suspenso que transporta quatro mil litros de água para apagar incêndios. Em 2010 este helicóptero recebeu certificação europeia para o combate às chamas.

Os kamov de combate a incêndios são os Ka-32A1 e são uma versão do kamov Ka-32.

Canadair

Notícias ao MinutoO canadair é um avião anfíbio que pode transportar quatro mil litros de água e pode atingir uma velocidade de 400 km/h.

A água é recolhida em plano, na horizontal, em barragens, albufeiras ou foz de rios.

Beriev

Notícias ao MinutoMaior do que os anteriores, pode transportar até 10 mil litros de água. A recolha é feita, à semelhança do canadair, em barragens, albufeiras ou foz de rios.

Trata-se de um avião a jato com uma velocidade também superior à do canadair.

Depois existem os helicópteros de ataque inicial que podem ser de porte ligeiro ou médio.

Os primeiros transportam entre 600 a 800 litros e os segundos podem descarregar mil litros de água num incêndio.

A operar em Portugal estão um canadair italiano, dois marroquinos e dois espanhóis. Esta madrugada chegaram dois beriev oriundos da Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório