Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Adultos poderão concluir o 12.º ano "à distância"

Ministério da Educação quer substituir ensino recorrente, mas para já vai dar início a um projeto-piloto.

Adultos poderão concluir o 12.º ano "à distância"
Notícias ao Minuto

14:47 - 09/08/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Educação

Muitos adultos recorrem ao ensino recorrente para terminar a escolaridade obrigatória. Contudo, por vezes, como admite o próprio Ministério da Educação, muitos alunos acabam por desistir devido à incompatibilidade dos horários, uma vez que a larga maioria trabalha.

O objetivo da tutela é o de colocar um ponto final “de forma progressiva” a esta oferta letiva para a “substituir por cursos presenciais profissionalizantes”, no caso de alunos que não procuram uma qualificação profissional.

Contudo, “para aqueles adultos que ainda procuram o ensino recorrente e sabendo-se que muitos desistiam do curso por incompatibilidade de horário, optou-se por experimentar uma oferta à distância com a flexibilidade que assegura a frequência dos módulos em horários mais diversos”, disse ao Notícias ao Minuto fonte do Ministério da Educação.

Esta oferta estará disponível aos alunos já no próximo ano letivo e, garante a tutela, “à medida que se for desenvolvendo o programa de educação e formação de adultos, esta modalidade será progressivamente substituída por módulos de formação mais adequados às necessidades”.

De acordo com dados do relatório ‘Educação em Números 2014/15’, disponibilizado na página da Direção Geral de Estatísticas da Educação, no ano letivo referido estavam inscritos 9594 adultos no ensino recorrente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório