Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ordem dos Psicólogos reprova palavras de Quintino Aires sobre ciganos

As palavras de Quintino Aires sobre a comunidade cigana levou a que a Ordem dos Psicólogos suspendesse o profissional, decisão impugnada pelo comentador da TVI.

Ordem dos Psicólogos reprova palavras de Quintino Aires sobre ciganos
Notícias ao Minuto

23:04 - 02/08/16 por Inês André de Figueiredo

País Comunicado

As declarações polémicas de Quintino Aires na rubrica ‘Crónica Criminal’ do programa ‘Você na TV’, da TVI, em que o psicólogo teceu críticas à comunidade cigana, referindo que esta comunidade “não está integrada em Portugal” e que “não respeita as normas do país onde vive”, levou a Ordem dos Psicólogos Portugueses a responder e a distanciar-se da opinião.

“A Ordem dos Psicólogos Portugueses não pode rever-se nas afirmações do Doutor Quintino Aires e sublinha que estas não representam a opinião da OPP e dos Psicólogos portugueses”, pode ler-se no comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Tendo em conta que a Ordem dos Psicólogos considera as declarações de Quintino Aires de “extrema gravidade”, a direção decidiu participar os factos em causa ao Conselho Jurisdicional, por este ser um órgão “estatutário, independente, isento e imparcial”.

Mais ainda, e “devido à violação de normas do Código Deontológico”, foram aplicadas a Quintino Aires “duas penas de repreensão registada, assim como uma pena suspensa pelo prazo de três meses”. “Contudo, dentro dos direitos que lhe assistem, o Doutor Quintino Aires impugnou as penas nos tribunais administrativos, cujos processos se mantém pendentes”, avança a mesma nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório