Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Polícia Judiciária apanha 'burlão do marisco'

Durante anos, homem terá feito negócios na área de pescados e mariscos em nome de empresas. É suspeito de ter feito o mesmo em Espanha.

Polícia Judiciária apanha 'burlão do marisco'
Notícias ao Minuto

10:51 - 21/07/16 por Pedro Filipe Pina

País Detenção

A Polícia Judiciária deteve um homem de 58 anos, residente na Lousã, que durante anos levou a cabo um esquema de burla. Os negócios envolviam sempre encomendas de pescados e marisco. Os clientes só percebiam que tinham sido enganados quando contactavam as empresas para as quais o burlão, supostamente, trabalhava.

Foram anos de “entregas de várias encomendas, cada uma na ordem das largas dezenas de milhares de euros”, realça a PJ em comunicado.

O burlão, conseguia fazer crer aos fornecedores que era ele “o legal representante de empresas de referência, no mercado nacional”, tendo criado vários emails que “simulavam, pela aparente coincidência do seu conteúdo, os utilizados pelas supostas empresas importadoras”.

Aos emails, o suspeito de burla qualificada juntava ainda telefonemas que lhe permitiam “alterar os locais de entrega para armazéns frigoríficos previamente arrendados”.

“Esta forma de atuar, repetida ao longo dos últimos anos, permitia o escoamento da mercadoria antes dos fornecedores se aperceberem da simulação da encomenda, uma vez que tal perceção só ocorria no momento em que interpelavam a suposta empresa devedora e esta negava os negócios”, explicam as autoridades, que acrescentam que o homem detido é suspeito de ter levado a cabo o mesmo esquema em território espanhol.

O suspeito está acusada de burla qualificada e falsidade informática. Já foi presente a tribunal. Vai ficar a aguardar o julgamento em liberdade. Ficou sujeito a termo de identidade e residência e terá de se apresentar a cada duas semanas na esquadra local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório