Ao longo da semana, que não foi quente apenas pela chegada do verão, várias sondagens apontavam para diferentes resultados. A verdade é que, apesar de ser quase sempre mínima a diferença percentual, o ‘sim’ a favor da saída da União Europeia (UE) acabou por levar a melhor, apanhando a Europa de surpresa e conduzindo à demissão do primeiro-ministro David Cameron. O que se seguirá, ninguém sabe, mas os portugueses no Reino Unido já temem o pior, referendos semelhantes foram desde logo defendidos, por exemplo, em França, Irlanda, Holanda, e até o futebol pode ser prejudicado.
E agora, o que acontece? Será este o início do fim da UE? Se há quem diga que sim, outros há que com uma petição pedem um novo referendo. De Bruxelas chega apenas um pedido: um divórcio rápido. Quem também se manifestou sobre o Brexit foi o Daesh, aproveitando ‘o caos’ para apelar a mais ataques. A este propósito, uma insólita ameaça de bomba deixou a Bélgica em alerta e, além fronteiras europeias, as autoridades iranianas garantem ter travado o maior ataque de sempre. Travado foi também um jovem que tentou matar Trump e o conflito governo/Farc, com o mundo a levantar-se para aplaudir um cessar-fogo histórico.
Por cá, o Presidente Marcelo, o mais poupado na campanha às presidenciais, deu início a um plano de corte na despesa de Belém, a Polícia Judiciária deteve mais um elemento da sua instituição, foram conhecidos os resultados à inspeção no Colégio Militar e revelada a lista de devedores à Segurança Social. Enquanto isso, Mário Machado via ser-lhe negada a condicional, fazia-se a festa na cadeia de Sintra, Portugal era condenado a pagar três milhões de euros, o Governo garantia que as portagens vão (mesmo) baixar e as escolas e famílias faziam um alerta.
Em alerta ficaram os portugueses depois do empate com a Áustria. Apesar de a Seleção das Quinas precisar apenas de um empate frente à Hungria, ainda esteve a perder por duas vezes durante o encontro, cujo resultado há quem diga que foi “negociado”. Acabámos por garantir o apuramento e esta noite o adversário é a Croácia, num jogo em que só a vitória carimba a passagem aos ‘quartos’. Confira aqui as seleções já eliminadas e as que ainda estão no Euro2016.
Se um dos golos de Cristiano Ronaldo correu o mundo, o mesmo se poderá dizer do insólito momento que protagonizou antes do Hungria-Portugal: atirou um microfone da CMTV a um lago. O momento, captado em vídeo, correu mundo, fez furor nas redes sociais e até a Marinha Portuguesa entrou na ‘novela’. E por falar em novela, parece ter nova temporada a de Carrillo/Sporting. Ainda no futebol, Marco Silva abandonou o cargo, Bruno de Carvalho deixou um recado ao pai de João Mário, a Norte, Nuno Espírito Santo aposta em ‘trio milionário’, e Chile e Argentina disputam final da Copa América. Merecedor de destaque foi também a conquista alcançada pelos Cavaliers: sagraram-se, pela primeira vez, campeões da NBA (o sonho do Presidente Obama).
No plano político, o destaque da semana ficou a cargo da polémica comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD), que Sócrates considera ser “outro ataque” contra si. Não por esse motivo mas por dúvidas jurídicas, Ferro Rodrigues pediu um parecer urgente à PGR, enquanto o PS dava uma nega ao Bloco. Em maus lençóis esteve a antiga ministra Gabriela Canavilhas: pediu a demissão de uma jornalista e a oposição não perdoou. No que diz respeito ao ‘adeus’ do Reino Unido, Costa falou de uma “Europa melhor”, Passos pediu para se “evitar excessos” na dramatização, já Marcelo afirmou querer proteger “compatriotas e luso-descendentes”.
E porque há sempre contas a fazer, ficámos a saber onde estão os supermercados mais baratos, que em abril a dívida pública aumentou pelo terceiro mês consecutivo, que o défice no 1.º trimestre foi inferior ao de 2015 e que a recapitalização da CGD pode vir a pesar mais do que o previsto (embora Centeno e Costa não avancem números). Otimista está Donald Tusk e o ministro das Finanças, que parece não ter ‘tremido’ com os novos avisos de Bruxelas.
Na ordem do dia estiveram também os novos pagamentos multibanco, que já foram, aliás, alvo de reclamações, a oferta lançada pelo Novo Banco, e, claro, o impacto do Brexit nos mercados. O Banco de Inglaterra já adotou um plano de contingência (há 250 mil milhões de libras para investir). Na próxima semana conte com uma subida nos combustíveis e um sorteio extraordinário da Fatura da Sorte.
Esta foi também a semana em que, pela primeira vez, o YouTube esteve em baixo e que um avião movido a energia solar cruzou o Atlântico. E sabia que todos os telemóveis MEO passaram a ser vendidos desbloqueados? A NOS será a próxima a fazê-lo. Para breve pode estar também o uso do Netflix sem ligação à internet. A título de curiosidade fique a saber porque não deve vestir roupa nova sem a lavar e que foram descobertas células cancerígenas nos moluscos.
A fechar, se é fã de 'Game of Thrones’, e já viu o último episódio da 6ª temporada, veja como foi arquitetada a maior batalha da série, e conheça a menina que deixou os irlandeses rendidos no Euro2016.