Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Esta semana, os enfermeiros vão estar 'no seu caminho'

Comemora-se na próxima quinta-feira, o Dia internacional do Enfermeiro.

Para estar mais perto de quem precisa, a Ordem dos Enfermeiros decidiu este ano prolongar as comemorações do Dia do Enfermeiro, que se celebra na próxima quinta-feira. Lembrando que esta semana muitos são os peregrinos que rumam a Fátima, a organização decidiu promover uma semana inteira de iniciativas que pretendem ressalvar a importância de uma profissão nem sempre valorizada da forma correta.

Prova disso são os muitos profissionais que rumam para fora de Portugal, sobretudo para o Reino Unido. E a Ordem também não se esqueceu deles.

Assim, desde sexta-feira passada, a Ordem saiu à rua, sob dois lemas: o de que “qualquer caminho é um momento de reconhecimento, reflexão e reencontro” e do que “ninguém está sozinho”.

Durante estes cinco dias, serão percorridos 5.000 quilómetros, por oito distritos, nove cidades, uma dezena de hospitais e centros de saúde. O objetivo é contactar com enfermeiros e utentes.

“Maio é mês de caminho. Independentemente das motivações de cada um, o caminho é sempre um momento de reconhecimento, reflexão e reencontro. É isso que queremos fazer para assinalar o DIE. Vamos visitar dezenas de serviços, conhecer os problemas de perto, ouvir os enfermeiros e todos aqueles que precisam de nós”, explica Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

A iniciativa termina em Londres, no Reino Unido, onde se encontra uma grande comunidade de enfermeiros portugueses. Aí, haverá um encontro e um almoço com esses profissionais.

A iniciativa ‘No seu caminho’ contará ainda com a participação de Graça Silveira Machado e Luís Barreira, vice-presidentes da Ordem dos Enfermeiros, assim como de Ana Fonseca, Presidente do Conselho de Enfermagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório