Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Veterinários poderão ter recebido da Ordem prendas de 2.500 euros

O caso está a ser acompanhado pelo Ministério Público e Polícia Judiciária.

Veterinários poderão ter recebido da Ordem prendas de 2.500 euros
Notícias ao Minuto

08:02 - 22/12/15 por Notícias ao Minuto

País Irregularidades

Irregularidades nas contas da Ordem dos Médicos Veterinários foram encontradas e já estão a ser investigadas pelo Ministério Público e Polícia Judiciária. 

A antiga bastonária da Ordem e o Tesoureiro da instituição terão percorrido, juntos, 46.580 quilómetros, e por essas deslocações receberam 11.645 euros. Este valor é referente a 2013, denuncia o jornal i. 

A queixa surgiu pelo médico veterinário José Oom Vale Henriques, que teve acesso às contas de 2013 e fez um levantamento exaustivo de todas as despesas.  

O médico acabou por encontrar despesas pagas pela Ordem, que terão sido para uso pessoal. Encontrou, por exempelo, faturas de pastelaria, restaurantes a cheques-prenda. 

O registo de cheques-prenda é referente ao El Corte Inglés e Continente, somando quase 10 mil euros, sendo que alguns terão um valor unitário de 2.500 euros. Há ainda gastos em gabinetes de estética e portagens. 

O tesoureiro, José Prazeres, terá feito quase 24.700 quilómetros, mais três mil do que a bastonária Laurentina Pedroso, tendo recebido 6.200 euros da Ordem. 

O novo bastonário da Ordem, Jorge Cid, diz não ter conhecimento destas irregularidades, mas quer implementar um limite de custos para as despesas realizadas em nome da Ordem, que terão de ser "devidamente justificadas e documentadas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório