Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Presidente dos ASD defende mais fiscalização às autarquias

O presidente dos Autarcas Social-Democratas (ASD), Álvaro Amaro, pediu hoje mais fiscalização às Câmaras Municipais e às Juntas de Freguesia e mais autonomia para o poder local.

Presidente dos ASD defende mais fiscalização às autarquias
Notícias ao Minuto

17:11 - 06/12/15 por Lusa

País Álvaro Amaro

"Nós queremos mais fiscalização às Câmaras Municipais e às Juntas de Freguesia, mais inspeções", disse Álvaro Amaro, na sessão de encerramento da segunda edição da Academia do Poder Local que hoje terminou na Guarda.

No fecho da iniciativa do PSD e dos ASD, que contou com a presença de 71 participantes de todo o país, com idades entre os 24 e os 65 anos, o presidente dos ASD e da Câmara Municipal da Guarda disse que irá fazer a proposta na reunião que irá ter com o novo Governo chefiado pelo socialista António Costa.

"Peço a este Governo, como peço a todos, que reforcem os mecanismos de fiscalização, reforcem os mecanismos de inspeção. Os autarcas querem isso apesar de [as autarquias] serem as instituições que são mais fiscalizadas", defendeu.

O líder dos ASD considera que as inspeções devem ser feitas por "prevenção" e também por "pedagogia".

No entanto, apontou que ao pedir mais fiscalização, também pede mais autonomia para o poder local que tem tido "algumas limitações".

Em sua opinião, se há novos paradigmas e novos desafios, deverá haver novas soluções.

"Quem tem medo de que aos autarcas, às comunidades intermunicipais, sejam dados, de facto, novos poderes?", questionou Álvaro Amaro no seu discurso.

A segunda edição da Academia do Poder Local, realizada entre sexta-feira e o dia de hoje, na cidade mais alta do país, contou, na abertura, com a presença do presidente do PSD Pedro Passos Coelho.

Marcaram também presença nos trabalhos, entre outros, Paulo Rangel (deputado Europeu), Leitão Amaro (ex-secretário de Estado da Administração Local), Jorge Moreira da Silva (ex-ministro do Ambiente), Luís Filipe Pereira (presidente do Conselho Económico e Social) e Jorge Braga de Macedo (antigo ministro das Finanças).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório