Sócrates acusa Ministério Público de querer "impedir a vitória do PS"

O antigo primeiro-ministro encontra-se detido desde finais de novembro do ano passado.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
19/08/2015 20:30 ‧ 19/08/2015 por Notícias ao Minuto

País

Ex-governante

Foi através de uma carta enviada à SIC que José Sócrates, detido no Estabelecimento Prisional de Évora, voltou a abordar a sua prisão preventiva por suspeitas de corrupção.

Numa carta com pouco mais de cinco páginas A4, realça o canal de televisão, Sócrates acusa o Ministério Público (MP) de querer condicionar eleições legislativas: “À medida que o tempo passa cresce a legitima suspeita de que este processo tem como verdadeira motivação condicionar as próximas eleições legislativas e impedir vitória do PS. Acontece que isso não compete à justiça mas à política”, crítica o ex-governante.

Numa missiva onde volta a repetir as questões sobre o que terá motivado, “sem provas, a sua detenção, Sócrates. “É como se o velho princípio "in dubio pro reo" ficasse invertido: nesse processo, é a investigação que goza do benefício da dúvida”, queixa-se, acrescentando que está a ser dada “à investigação uma tolerância inadmissível num processo justo”.

José Sócrates aborda ainda o recente caso da venda da sua casa na rua Bramcaamp, em Lisboa, revelado pelo Expresso, acusando o MP de ordenar uma investigação ao cidadão paquistanês que adquiriu o imóvel quando a “única razão parece residir no facto de esse apartamento ter sido meu”.

“Já não se trata, apenas do respeito que deve às pessoas e aos seus direitos, mas de perder o respeito que o MP deve a si próprio”, critica ainda José Sócrates.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas