Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

É um ex-preso político do PCP que lidera a campanha pró-Sócrates

O ex-primeiro-ministro está preso preventivamente por corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

É um ex-preso político do PCP que lidera a campanha pró-Sócrates
Notícias ao Minuto

11:31 - 05/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

No Facebook foi agendada uma nova manifestação para domingo, às 15h30, à porta do Estabelecimento Prisional de Évora, em solidariedade para com o antigo primeiro-ministro, José Sócrates.

Por detrás destas iniciativas está o grande amigo e empresário covilhanense, José António Pinho, que garante que nada o demoverá de continuar a animar o movimento que lançou em janeiro, poucos meses depois de Sócrates ter sido preso (em novembro).

José António Pinho diz que é o seu passado político que lhe dá autoridade para agora empreender esta luta. Foi militante do PCP desde 1958 até aos anos 80 e esteve várias vezes detido antes do 25 de Abril, em Peniche e Caxias, dá conta o Diário de Notícias.

Acabou por abandonar o partido porque queria apoiar Mário Soares nas presidenciais. "Abriram-me um processo de expulsão. Antes que me expulsassem, saí", explica.

Neste momento, na mira deste movimento não está só o caso de Sócrates, mas também o problema da prisão preventiva.

O empresário já teve oportunidade de falar com José Sócrates e este agradeceu-lhe a solidariedade dos que aderiram ao movimento e que têm ido todos os meses a Évora.

O movimento já afixou cartazes e tem circulado um outdoor numa carrinha por algumas cidades do país. Os gastos são divididos por todos os apoiantes, que ajudam com o que podem.

Recorde-se que José Sócrates está detido preventivamente por suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, no âmbito da Operação Marquês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório