Meteorologia

  • 27 SETEMBRO 2021
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 26º

Edição

Mãe que fugiu do hospital com recém-nascido foi detida

O bebé está "aparentemente bem" e a mãe diz-se arrependida, mas foi detida pelas autoridades ontem à noite.

 Mãe que fugiu do hospital com recém-nascido foi detida

A mãe que fugiu do Hospital de Faro com o filho recém-nascido foi detida pela Polícia Judiciária, depois de ter regressado ao hospital com o bebé por vontade própria.

Segundo a SIC Notícias, Alexandra Patrício, de 28 anos, terá já passado a noite na cadeia prisional feminina de Odemira e deve ser hoje chamada para um primeiro interrogatório judicial.

Em declarações aos jornalistas à porta da unidade hospitalar, horas depois de a mulher ter voltado com o seu filho, a pediatra de serviço na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais Maria Alfaro disse que "felizmente o bebé chegou em boas condições" e que "a mãe estava muito arrependida".

Por sua vez, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Algarve, Pedro Nunes, sublinhou que "o hospital não é uma instituição prisional, é uma instituição ao serviço dos doentes, tenham eles que doenças tiverem, e portanto para o hospital esta mãe não é uma criminosa é uma doente que tomou atitudes eventualmente reprováveis socialmente, mas que está ao cuidado [do hospital], como o bebé está e é significativo que o bebé esteja bem e bem tratado".

Recorde-se que no passado domingo de manhã, a mulher abandonou o Hospital de Faro sem conhecimento da equipa de saúde, levando consigo o filho recém-nascido que estava internado no serviço de medicina intensiva neonatal e pediátrica por suspeitas de abstinência neonatal.

Segundo fontes hospitalares, citadas pela SIC Notícias, apesar de a mãe ter, alegadamente, consumido drogas duras durante a gravidez e no dia do parto, o bebé não estará a sofrer desta síndrome.

Na quinta-feira, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e a Entidade Reguladora da Saúde anunciaram estar a investigar o caso.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório