Sampaio quer português "entre línguas oficiais da ONU"

O antigo Presidente da República insiste que a relevância da Língua Portuguesa deve ser defendida pela via da diplomacia.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
27/05/2015 18:24 ‧ 27/05/2015 por Notícias ao Minuto

País

Ex-presidente

Foi na conferência ‘Português: Língua de Oportunidades - O Futuro da Língua Portuguesa Discutido em Bom Português’, uma iniciativa da autoria do Diário de Notícias, que o antigo chefe de Estado insistiu que Portugal não deve “desistir de conseguir incluir o português entre as línguas oficiais das Nações Unidas [ONU]”.

Jorge Sampaio foi um dos oradores desta conferência que decorreu no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e, no seu discurso, realçou ainda que “a afirmação da Língua Portuguesa é uma missão necessária e vital para nós e para as gerações que nos sucederão”.

Por essa razão, defende, Portugal deve investir cada vez mais na internacionalização da língua, para que esta ganhe preponderância a nível global, nomeadamente enquanto língua de diplomacia.

Jorge Sampaio salientou ainda os contactos que ele próprio tem feito, "pelo mundo fora com cidadãos portugueses e estrangeiros", com o intuito de juntar forças para o “grande esforço” que será necessário “para que a língua portuguesa seja efetivamente considerada como opção integrada no currículo de um número cada vez maior de países", cita o Diário de Notícias.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas