Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Sampaio quer português "entre línguas oficiais da ONU"

O antigo Presidente da República insiste que a relevância da Língua Portuguesa deve ser defendida pela via da diplomacia.

Sampaio quer português "entre línguas oficiais da ONU"
Notícias ao Minuto

18:24 - 27/05/15 por Notícias ao Minuto

País Ex-presidente

Foi na conferência ‘Português: Língua de Oportunidades - O Futuro da Língua Portuguesa Discutido em Bom Português’, uma iniciativa da autoria do Diário de Notícias, que o antigo chefe de Estado insistiu que Portugal não deve “desistir de conseguir incluir o português entre as línguas oficiais das Nações Unidas [ONU]”.

Jorge Sampaio foi um dos oradores desta conferência que decorreu no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e, no seu discurso, realçou ainda que “a afirmação da Língua Portuguesa é uma missão necessária e vital para nós e para as gerações que nos sucederão”.

Por essa razão, defende, Portugal deve investir cada vez mais na internacionalização da língua, para que esta ganhe preponderância a nível global, nomeadamente enquanto língua de diplomacia.

Jorge Sampaio salientou ainda os contactos que ele próprio tem feito, "pelo mundo fora com cidadãos portugueses e estrangeiros", com o intuito de juntar forças para o “grande esforço” que será necessário “para que a língua portuguesa seja efetivamente considerada como opção integrada no currículo de um número cada vez maior de países", cita o Diário de Notícias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório