“Fascinante, épico, trágico ou trético. Estes são apenas algumas das características que fazem de José Sócrates um homem cativante para Fernando Esteves.
O jornalista da Sábado é um curioso e seguidor atento do socialista, motivo que o levou a escrever uma obra sobre o ex-primeiro-ministro. ‘Cercado – Os dias fatais de José Sócrates’ foi lançado ontem e nele pode-se passar em revista todos os acontecimentos que levaram José Sócrates, em novembro do ano passado, à prisão de Évora, bem como a forma como Sócrates passa os seus dias dentro das grades.
Na prisão tenta manter-se em forma. O futebol é um dos hobbies preferidos. Tenta também cultivar-se. O seu principal companheiro na prisão diz que ele “está morto em vida”. O autor questiona se isso será mesmo verdade.
“Sócrates está oficialmente cercado. Cercado mas não vencido. Porque o animal feroz, como um dia ele mesmo se definiu, dificilmente deixará de lutar”, escreve.
Apesar da polémica, o autor refere que os ex-colaboradores de José Sócrates com quem falou, dizem que não se sentem “ envergonhados por ter trabalhado com ele” e estão “surpreendidos” com a situação.