Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Solução para imigrantes é melhorar condições nos seus países

É preciso "criar condições de vida e de emprego nos países de onde vêm, para que possam ter uma vida digna nesses países e não necessitem de imigrar", defende Rui Machete, na sequência das tragédias no Mar Mediterrâneo

Solução para imigrantes é melhorar condições nos seus países
Notícias ao Minuto

18:13 - 20/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Machete

O ministro dos Negócios Estrangeiros deu à Rádio Renascença o seu parecer sobre a tragédia que se está a viver no Mediterrâneo.

Para Rui Machete não se pode pôr de parte uma ajuda aos imigrantes. "Uma [medida] é, a curto prazo, providenciar que haja serviços capazes de evitar que as pessoas morram em naufrágios e haja acolhimento. E isso exige a solidariedade de todos os países da União Europeia, não só os do Sul", defendeu.

Porém, a medida mais importante passa por criar condições nos países de origens para que estes não sintam necessidade de imigrar, nem precisem de pôr a sua vida em risco.

"Em segundo lugar, a médio prazo, uma ação muito mais complicada em termos de execução, que é criar condições de vida e de emprego nos países de onde vêm, para que possam ter uma vida digna nesses países e não necessitem de imigrar", refere, citado pela Renascença.

No fim, não deixou de criticar os países do Norte que "por também pertencerem à Europa" devem ajudar nas medidas de patrulha e resgate aos imigrantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório