Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Críticas do presidente do ACP são "disparate completo"

O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio considerou hoje "um disparate completo" e uma vingança que o presidente do Automóvel Clube de Portugal o tenha responsabilizado pelo Rali de Portugal não estar no norte há mais tempo.

Críticas do presidente do ACP são "disparate completo"
Notícias ao Minuto

06:11 - 14/04/15 por Lusa

País Rio

Quarta-feira, durante apresentação oficial da 49.ª edição do Rali de Portugal, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, apontou o dedo ao antigo presidente da Câmara do Porto, afirmando que "se o Rali de Portugal não está no norte há mais tempo deve-se a uma pessoa que é Rui Rio".

Hoje, à entrada para um debate no âmbito das comemorações dos 41 anos do 25 de Abril, em Gondomar, distrito do Porto, Rui Rio foi questionado sobre estas críticas, considerando que "é um disparate completo" e que se trata de uma vingança pelo facto de ter apoiado o opositor de Carlos Barbosa às eleições do ACP.

"Aquilo que ele [Carlos Barbosa] pretendia na altura, em julho de 2013, era que eu comprometesse a câmara a dar-lhe 500 mil euros para o rali vir em 2014. Eu disse que ia sair em outubro de 2013, tinha a legitimidade do ponto de vista da lei, mas não tinha a legitimidade ética e moral para comprometer uma câmara que já não era para mim", recordou.

O ex-presidente da Câmara do Porto explicou que apenas se houvesse acordo de todos os candidatos que em 2013 estavam a concorrer às eleições autárquicas é que se teria comprometido.

"Ele achava que eu lá porque tinha a lei a meu favor eu podia decidir, eu acho que eticamente não era correto. Ele ficou um bocado aborrecido e agora como eu dei o apoio à lista alternativa vingou-se com essa história. Mas eu acho que eu fiz bem", atirou.

Anuindo que gostaria que o Rali de Portugal viesse para o norte, Rio considerou que "mas mais do que gostar, acima disso estão princípios éticos".

"E se eu tinha a certeza que eu saia da câmara em outubro eu não tinha legitimidade ética e moral para comprometer a câmara. Tem outros princípios que não os meus, ele", concluiu.

A 49.ª edição do Rali de Portugal, prova pontuável para o mundial da especialidade (WRC), decorre entre 21 e 24 de maio, regressando às estradas do norte após 14 anos de ausência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório