Meteorologia

  • 29 NOVEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

"Fantasma" da lista VIP assusta funcionários do Fisco

Funcionários do Fisco mostram "receio" após hipótese de existência de uma lista de contribuintes VIP, cujo acesso a dados é restrito.

"Fantasma" da lista VIP assusta funcionários do Fisco

A existência de uma lista de contribuintes VIP a que os funcionários do Fisco têm acesso restrito é “altamente intimidatória” e vai afetar negativamente o trabalho destes, defendem o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha, e da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT), Nuno Barroso.

Ambos acreditam que a existência desta lista irá limitar o trabalho do Fisco e referem mesmo que já se nota alguma receito por parte dos trabalhadores. Por isso, defende Paulo Ralha, é essencial que o diretor-geral da Autoridade Tributária esclareça a situação para que não fiquem “fantasmas a pairar no ar”.

Uma das áreas que será mais afetada será a investigação dos sinais exteriores de riqueza, refere ao Jornal de Notícias Paulo Ralha, dado que era normal os funcionários procurarem saber de quem são determinados bens, como carros de alta cilindrada, aeronaves ou casas muito valiosas para se certificarem de que os seus proprietários fazem declarações fiscais compatíveis.

Recorde-se a criação de uma Lista VIP foi ponderada depois de terem sido abertos inquéritos contra funcionários que alegadamente terão acedido, sem autorização, aos cadastros fiscais de políticos, grandes empresários e membros da alta finança.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório