Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

"Prisão preventiva não pode servir para fazer pessoas cantarem"

No programa televisivo da SIC Notícias ‘A propósito’, José Miguel Júdice, antigo Bastonário da Ordem dos Advogados, comentou a detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates. O advogado considerou que esta “é um absurdo”.

"Prisão preventiva não pode servir para fazer pessoas cantarem"
Notícias ao Minuto

14:15 - 25/01/15 por Notícias Ao Minuto

País José Miguel Júdice

A detenção de José Sócrates gerou muitas opiniões, desde os quadrantes políticos ao simples cidadão. José Miguel Júdice, em declarações a um programa televisivo da SIC Notícias, considerou que manter o antigo governante detido “é um absurdo”, dizendo que esta medida de coação deve ser aplicada apenas em casos muito excecionais.

“É absurdo mantê-lo [José Sócrates] preso. A prisão preventiva não pode ser um instrumento para fazer as pessoas cantarem, não pode ser um instrumento para humilhar, não pode ser um instrumento para que ele comece a cumprir uma pena”, defendeu o antigo Bastonário da Ordem dos Advogados, José Miguel Júdice, na SIC Notícias.

Para o advogado, este tipo de medidas de coação tem em conta uma moldura criminal muito específica e o estabelecido na lei não pode ser aplicado ao caso específico de Sócrates.

“Ele [Sócrates] andar pela rua podia influenciar as testemunhas, mas ele não pode mandar influenciar as testemunhas designadamente pelo seu advogado? Não estou a dizer que o fizesse, Santo Deus. Mas não podia? Não pode através de um amigo?”, questionou, Júdice.

O ex-primeiro-ministro está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção, no âmbito da Operação Marquês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório