Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Educação: Denúncia de directora adjunta demissionária enviada à Inspeção Geral

Os factos que alegadamente motivaram o pedido de demissão da directora regional adjunta de Educação do Centro, Maria do Céu Castelo-Branco, vão ser investigados pela Inspecção Geral de Educação e Ciência (IGEC), revelou esta quinta-feira o Ministério da Educação.

Educação: Denúncia de directora adjunta demissionária enviada à Inspeção Geral

Os “elementos apresentados” por Maria do Céu Castelo-Branco ao ministro da Educação e Ciência “foram remetidos” à IGEC “a fim de serem averiguados”, disse hoje à agência uma fonte do gabinete de Nuno Crato.

A queixa da dirigente demissionária, militante do CDS, pondo em causa a actuação da directora da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), Cristina Oliveira, afecta ao PSD, foi enviada à Inspecção Geral de Educação e Ciência “por determinação do senhor secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar”, João Casanova de Almeida.

“A própria directora regional de Educação do Centro solicitou, durante a tarde de hoje, o mesmo procedimento”, adiantou o assessor do Ministério da Educação, Marco Silva, numa nota enviada à Lusa.

Maria do Céu Castelo-Branco assumiu hoje ter apresentado a Nuno Crato, há duas semanas, a sua renúncia ao cargo, acusando a principal responsável DREC, Cristina Oliveira, de “continuados atropelos aos princípios da legalidade”.

A directora regional adjunta demissionária disse que se encontra de baixa médica e que aguarda “uma resposta do senhor ministro” da Educação e Ciência ao pedido de demissão.

“Na base da decisão, estão continuados atropelos aos princípios da legalidade, da transparência e da lealdade institucional por parte da directora regional, designadamente omissão de procedimentos e de tomadas de decisão no âmbito administrativo, saneamento partidário na escolha de presidentes da comissão administrativa provisória dos novos agrupamentos, opções na gestão do parque automóvel da DREC, que não respeitam o interesse do erário público, e o desfecho do processo de inquérito sobre as agregações no concelho de Aveiro”, acusa, num e-mail enviado à Lusa.

Cristina Oliveira optou por “não prestar qualquer declaração” à Lusa sobre o assunto.

“Não me merece sequer comentário”, disse a directora regional, remetendo eventuais esclarecimentos para o gabinete do ministro da Educação e Ciência.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório