Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

O dia ao minuto...

No dia em que Paulo Portas se apresentou na Assembleia da República para explicar a sua participação no processo de atribuição de vistos gold, a ministra da Justiça e a ministra da Administração Interna decidiram exonerar António Figueiredo, Maria Antónia Anes e Manuel Jarmela Palos. O dia fica marcado, também, pela morte da Duquesa de Alba e pela entrevista de um jihadista com raízes portuguesas. Recorde agora os destaques do dia.

O dia ao minuto...
Notícias ao Minuto

19:30 - 20/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Quinta-feira

A ‘Operação Labirinto’ está a marcar o dia de hoje.

Os olhares estiveram centrados na Assembleia da República onde Paulo Portas se apresentou para justificar de que forma contribuiu para a implementação do processo de atribuição de vistos gold.

O vice-primeiro-ministro assumiu as culpas de ter autorizado este processo, o qual, defende, contribuiu para que milhares de euros entrassem no país através de investimentos externos, gerando o aumento de empregos e a dinamização do setor imobiliário nacional. Estando à disposição para avaliar de que forma é possível melhorar o processo, Paulo Portas garante, porém, que será um erro acabar com esta medida.

No âmbito do mesmo processo, a ministra da Justiça exonerou hoje o presidente do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo, e a secretária-geral do Ministério da Justiça, Maria Antónia Anes. Mas não foram os únicos, já que a ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, exonerou também esta quinta-feira o diretor nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos. Todos encontram-se em prisão preventiva.

O dia 20 de Novembro fica também marcado pela morte da Duquesa de Alba. O estado de saúde da aristocrata de 88 anos agravou-se e a imprensa espanhola aguardava desde ontem por esta notícia, altura em que os familiares e amigos mais próximos se reuniram no palácio de la Dueñas, em Sevilha. O seu objetivo era despedir-se de Cayetana Fitz-James Stuart, “a duquesa que estará sempre no coração de Sevilha”.

A presença de portugueses no Estado Islâmico continua também a captar as atenções do país. Abou Uthman é mais um dos jihadistas que se acredita ter raízes portuguesas e que explica, em entrevista, o porquê de se ter convertido a uma religião que “está pronta a fazer a guerra para instaurar a paz”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório