Secretário de Estado da Cultura em visita oficial à China para cooperação

O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, inicia na sexta-feira uma visita oficial à República Popular da China, onde ficará até 18 de novembro, no âmbito das relações culturais e cooperação entre os dois países.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
13/11/2014 15:48 ‧ 13/11/2014 por Lusa

País

Jorge Barreto Xavier

De acordo com uma nota de imprensa hoje divulgada pelo gabinete do secretário de Estado da Cultura, na comitiva da visita, feita a convite do Governo chinês, estarão o diretor-Geral das Artes, Samuel Rego, e o diretor-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, José Manuel Cortês.

A vice-presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual, Ana Costa Dias, também irá integrar a comitiva oficial.

A visita tem como objetivo "fortalecer as relações culturais entre os dois países e analisar as possibilidades de cooperação nas áreas das Artes, do Livro e Arquivos, e do Cinema e Audiovisual através da apresentação de iniciativas concretas de colaboração entre Portugal e China".

Do programa, a ter lugar em Pequim, fazem parte reuniões com o vice-ministro da Cultura da China, Ding Wei, a presidente da Associação Nacional de Escritores da China, Tie Ning, e o diretor da Academia Central de Belas Artes.

Fan Di'an, diretor da Cinemateca da China, Sun Xianghui, e os diretores do Departamento Cinematográfico e da Administração dos Arquivos do Estado são outros responsáveis chineses com quem o governante português tem encontros em agenda.

O secretário de Estado da Cultura irá ainda reunir-se com o diretor do Museu Nacional da China, que possui uma coleção de mais de um milhão de peças, e com o diretor do National Centre for the Performing Arts, inaugurado em 2007.

De acordo com o gabinete do secretário de Estado, serão ainda visitados espaços para a eventual instalação de um Centro Cultural Português em Pequim e o antigo Cemitério de Zhalan, no qual se encontram sepultados vários missionários portugueses.

Estes missionários viajaram nos séculos XVII e XVIII para a China, onde se distinguiram como geógrafos, matemáticos e astrónomos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas