Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Pensionistas continuam a ser penalizados pelo Governo

A presidente da Associação de Pensionistas e Reformados (APRE!), Maria Rosário Gama, reiterou hoje que os pensionistas continuam a ser penalizados com as intenções do Governo em manter congeladas 1,4 milhões de pensões no próximo ano.

Pensionistas continuam a ser penalizados pelo Governo
Notícias ao Minuto

09:53 - 08/10/14 por Lusa

País APRe!

"As pensões do regime contributivo devem ser pagas de acordo com o valor com que foram calculadas. Não se justifica haver contribuições discriminatórias, tem de haver impostos iguais para todos, porque a própria Constituição assim o diz. Não pode haver leis que penalizem só pensionistas", sublinhou à Lusa Maria Rosário Gama.

De acordo com o jornal Correio da Manhã, o Governo vai manter congeladas, em 2015, as pensões de quase 1,4 milhões de pensionistas, enquanto a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) será extinta para as pensões entre 1.000 e 4.611,42 euros e será mantida para as reformas acima deste valor.

Para a responsável do APRE!, se a proposta preliminar da lei de Orçamento do Estado para 2015 se vier a concretizar é "péssimo" porque se trata de mexer "em valores muito baixos".

"Não se justifica que haja esse congelamento. Continua a haver miséria entre os pensionistas", alertou a responsável, adiantando que com pensões inferiores a 300 euros é "impossível escolher entre o medicamento e o alimento".

Maria Rosário Gama lembra que a Associação desde sempre contesta a Contribuição Extraordinária de Solidariedade, afirmando que esta é uma "contribuição exclusiva dos pensionistas", dando como alternativa o IRS.

"É ao IRS que se tem de ir buscar aquilo que cada um tem de contribuir e não à CES", sublinhou.

De acordo com o Correio da Manhã, de fora do congelamento das pensões ficam aquelas abaixo dos 256,79 euros, salientando que o Governo mantém assim as mesmas regras que foram aplicadas nos últimos dois anos, período em que a 'troika' esteve em Portugal, que terminou em junho deste ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório