Procurar

Vídeo: Oito militares do Exército português combatem chamas em Aljezur

O Exército exerce em Aljezur funções de estabelecimento de acessos, como abertura de faixas de contenção e faixas de segurança no combate indireto, por exemplo. Pode ver abaixo imagens da ação realizada durante esta segunda-feira.

Vídeo: Oito militares do Exército português combatem chamas em Aljezur Vídeo

© Exército português

Ana Teresa Banha
23/09/2025 00:09 ‧ há 1 semana por Ana Teresa Banha

Oito militares do Exército português estão no combate às chamas no Algarve, onde no domingo deflagrou um incêndio, em Aljezur, que, entretanto, já alastrou para Lagos. O incêndio sofreu ainda "várias reativações" durante a tarde desta segunda-feira, dada a intensidade do vento, algo que já era uma possibilidade, de acordo com a Proteção Civil.

 

De acordo com o que o Exército português explicou ao Notícias ao Minuto, há dois destacamentos do Exército no terreno, compostos dois Tratores de Lagartas  D6 (25 Toneladas cada), duas viaturas  pesadas de plataforma de transporte e duas viaturas ligeiras todo-o-terreno.

 

Notícias ao Minuto© Exército português  

"O Exército Português encontra-se empenhado na região de Bordeira, concelho de Aljezur, Algarve, com dois destacamentos de Engenharia projetados para apoiar as autoridades civis na sequência do incêndio que afetou a área", lê-se na nota do Exército, que refere ainda que os destacamentos operam em operações de rescaldo, nomeadamente, e exercem funções de estabelecimento de acessos, como abertura de faixas de contenção e faixas de segurança no combate indireto, por exemplo.

Notícias ao Minuto© Exército português  

Este ramo das Forças Armadas Portuguesas explicou ainda que mesmo quando os tratores "descansam, os militares continuam em ação", nomeadamente, com os operadores dos mesmos a realizar manutenções e inspeções detalhadas ao equipamento, "garantindo que tudo esteja pronto para o próximo dia de operação".

"São necessárias paragens para limpezas de filtros, reposição de níveis e inspeções hidráulicas, após 10 horas de trabalho diárias de forma consecutiva", é ainda referido.

Acrescenta o Exército que o equipamento é reposicionado conforme as necessidades do terreno e que, em suma, "o treino, concentração, sentido de responsabilidade e dedicação de cada militar permitem ao Exército atuar de 'sol a sol', mantendo sempre a segurança e eficiência em primeiro lugar".

Neste combate às chamas foi, primeiramente, empenhado um destacamento, mas, de acordo com a evolução das operações, houve a necessidade de empenhar o segundo.

"Esta intervenção reforça a missão permanente do Exército de proteger e apoiar as populações, colocando ao serviço do país as suas capacidades especializadas de engenharia em cenários de elevada exigência", lê-se no comunicado.

Veja o vídeo na galeria acima.

Leia Também: Bombeiros têm pela frente noite de "muito trabalho" no Algarve

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10