Oito militares do Exército português estão no combate às chamas no Algarve, onde no domingo deflagrou um incêndio, em Aljezur, que, entretanto, já alastrou para Lagos. O incêndio sofreu ainda "várias reativações" durante a tarde desta segunda-feira, dada a intensidade do vento, algo que já era uma possibilidade, de acordo com a Proteção Civil.
De acordo com o que o Exército português explicou ao Notícias ao Minuto, há dois destacamentos do Exército no terreno, compostos dois Tratores de Lagartas D6 (25 Toneladas cada), duas viaturas pesadas de plataforma de transporte e duas viaturas ligeiras todo-o-terreno.
© Exército português
"O Exército Português encontra-se empenhado na região de Bordeira, concelho de Aljezur, Algarve, com dois destacamentos de Engenharia projetados para apoiar as autoridades civis na sequência do incêndio que afetou a área", lê-se na nota do Exército, que refere ainda que os destacamentos operam em operações de rescaldo, nomeadamente, e exercem funções de estabelecimento de acessos, como abertura de faixas de contenção e faixas de segurança no combate indireto, por exemplo.
© Exército português
Este ramo das Forças Armadas Portuguesas explicou ainda que mesmo quando os tratores "descansam, os militares continuam em ação", nomeadamente, com os operadores dos mesmos a realizar manutenções e inspeções detalhadas ao equipamento, "garantindo que tudo esteja pronto para o próximo dia de operação".
"São necessárias paragens para limpezas de filtros, reposição de níveis e inspeções hidráulicas, após 10 horas de trabalho diárias de forma consecutiva", é ainda referido.
Acrescenta o Exército que o equipamento é reposicionado conforme as necessidades do terreno e que, em suma, "o treino, concentração, sentido de responsabilidade e dedicação de cada militar permitem ao Exército atuar de 'sol a sol', mantendo sempre a segurança e eficiência em primeiro lugar".
Neste combate às chamas foi, primeiramente, empenhado um destacamento, mas, de acordo com a evolução das operações, houve a necessidade de empenhar o segundo.
"Esta intervenção reforça a missão permanente do Exército de proteger e apoiar as populações, colocando ao serviço do país as suas capacidades especializadas de engenharia em cenários de elevada exigência", lê-se no comunicado.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Bombeiros têm pela frente noite de "muito trabalho" no Algarve