Falsos Labubu (e outros) apreendidos em Lisboa: Valiam 43 mil euros

Várias ações realizadas na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, levaram à apreensão de artigos contrafeitos num valor que ascendia a 45 mil euros. Só em peluches, foram apreendidos cerca de três mil bonecos (que valiam quase 43 mil euros).

falsos labubu

© Cometlis

Notícias ao Minuto
25/08/2025 09:17 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

País

Labubu

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis) apreendeu, na semana passada, milhares de peluches contrafeitos, entre os quais Labubu, no valor de mais de 40 mil euros.

 

De acordo com um comunicado enviado no fim de semana ao Notícias ao Minuto, a ações que resultaram nas apreensões aconteceram na freguesia de Santa Maria Maior, entre os dias 17 e 21 de agosto. Durante estas ações foram ainda identificadas

Foram desenvolvidas pelo Cometlis durante esse período "várias ações de combate à contrafação em estabelecimentos comerciais e venda ambulante, tendo vindo a detetar, nesse âmbito, a venda de vários artigos suspeitos de serem contrafeitos, tendo em conta a qualidade do material apresentado e preço praticado".

Segundo explicam as autoridades, foram apreendidos vários artigos, num valor total que ascende a 45 mil euros. Note-se que, no entanto, a maioria diz respeito aos bonecos suspeitos de serem contrafeitos: foram apreendidos 3.298 bonecos de peluche, no valor total de 42.874 euros.

De resto, o Cometlis apreendeu também 53 camisolas de clubes futebol, no valor total de 1325 euros; 17 pares de óculos de sol, no valor 340 euros e 32 cigarros eletrónicos, no valor total de 480 euros.

Segundo detalham as autoridades, "todos estes artigos eram alusivos a diversas marcas de desporto e de luxo, estando assim perante a violação ao código da propriedade industrial aprovado pelo DL n.º 110/2018 de 10 de Dezembro, transpondo as Diretivas 2015/2436 e 2016/43 da União Europeia."

Que 'febre' é esta e quanto está a gerar?

A febre dos Labubu, está a fazer disparar as receitas da Pop Mart. De acordo com o que o presidente executivo da fabricante de brinquedos, Wang Ning, anunciou na quarta-feira, a empresa está no caminho certo para atingir a meta de receita de 20 mil milhões de yuans (2,39 mil milhões de euros) em 2025, mas pode até chegar aos 30 mil milhões de yuans (3,5 mil milhões de euros) "facilmente". 

A impulsionar este objetivo estão estes bonecos, colocados nas malas, carteiras ou na cintura.

Segundo a Reuters, até agora a versão mais popular é como um pendente para as malas, mas a empresa diz que lançará ainda esta semana uma versão miniatura do Labubu que pode ser colocada nos telemóveis.

Depois de ter anunciado resultados semestrais recorde, Wang Ning disse, em declarações aos jornalistas, que o lucro líquido disparou quase 400% devido ao aumento da procura pelos brinquedos, com destaque para os mercados internacionais. 

Aliás, as ações da Pop Mart dispararam mais de 5% no início das negociações de quarta-feira na bolsa de Hong Kong, tendo atingindo o maior valor de fecho desde a sua estreia na bolsa, em dezembro de 2020. Porém, no acumulado do ano já registam uma valorização de 230%, segundo a agência de notícias.

Em Portugal, os preços rondam os 20€ a 36€, nas versões mais simples. A procura tem sido tanta que os originais têm esgotado e já existem marcas a fazer réplicas, que já foram apelidadas de Lafufu. Estas imitações apresentam-se como uma alternativa mais barata, muitas vezes com preços inferiores a 10 euros, e podem também ser menos seguras.

Labubu ou Lafufu? Saiba como diferenciar os bonecos da moda

Labubu ou Lafufu? Saiba como diferenciar os bonecos da moda

Criados por Kasing Lung, em 2015, os pequenos bonecos de peluche parecem um cruzamento entre um duende e um coelho e, ultimamente, têm sido vistos em bolsas, malas, carteiras ou na cintura até de figuras públicas como Rihanna.

Sofia Robert | 14:34 - 13/08/2025

A empresa vai explorar a expansão em mercados emergentes no Médio Oriente, Europa Central, América Central e do Sul.

"Para os mercados internacionais estamos muito optimistas e também acreditamos que ainda há um espaço muito amplo para crescimento", disse o responsável, acrescentando que as vendas em conjunto da América do Norte e Ásia-Pacífico, este ano, seriam equivalentes às vendas da China em 2024.

Leia Também: Assaltantes esvaziam loja ao levarem 6 mil euros em bonecos Labubu

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas