Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

GNR ensina truques aos comerciantes para prevenir assaltos

A GNR ensinou, esta quinta-feira, ‘truques’ aos comerciantes e empresários de Amares para prevenir assaltos aos seus estabelecimentos, lembrou que “a ocasião faz o ladrão” e alertou que a pequena criminalidade se pode agudizar com a crise.

GNR ensina truques aos comerciantes para prevenir assaltos
Notícias ao Minuto

15:50 - 13/12/12 por Lusa

País Amares

“O grande segredo é não facilitar, de forma alguma, a vida aos delinquentes, tendo sempre bem presente que, na maioria das vezes, é a ocasião que faz o ladrão”, disse à Lusa fonte da GNR.

A iniciativa ‘Comércio Seguro’, destinada a comerciantes e empresários, arrancou hoje em Amares, numa organização do Destacamento da GNR de Póvoa de Lanhoso, da Câmara de Amares e da Associação Comercial de Braga.

Para segunda-feira, está marcada nova acção, em Póvoa de Lanhoso.

Segundo a fonte da GNR, na área daquele destacamento, que cobre os concelhos de Póvoa de Lanhoso, Amares, Terras de Bouro e Vieira do Minho, e no primeiro semestre deste ano, o número de furtos baixou 26% em relação a período homólogo de 2011.

Apesar daquela descida, a GNR considera “fundamental” apostar no reforço da prevenção, até porque a crise pode conduzir ao agudizar da criminalidade.

Ter pouco dinheiro em caixa, dispor de um “bom cofre”, dotar o estabelecimento de portas e janelas “sólidas”, não deixar as chaves em qualquer lado ou um sistema de alarme são pequenos “truques” que podem complicar a vida ao assaltante.

Em caso de assalto, a GNR aconselha a não oferecer resistência e a estar atento a todos os pormenores, nomeadamente matrículas, e a todos os passos que possam ajudar na localização e identificação dos meliantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório