Um homem de 35 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na quinta-feira, no Estoril, por suspeita de furto no interior de residência, furto de viaturas e condução sem habilitação legal para conduzir.
Em comunicado, a PSP explica que no dia 7 de agosto, pelas 00h30, foi acionada "para uma ocorrência" que dava conta de um "furto em interior de residência com suspeito no interior".
"Ao chegarem ao local os polícias levantaram os elementos essenciais de informação, tendo apurado que o suspeito já se teria ausentando do local, sendo que para se introduzir no interior da habitação terá procedido ao escalamento do muro e ao arrombamento de uma janela", pode ler-se.
As autoridades referem que "já no interior da habitação, cujos proprietários estariam ausentes por motivos de férias, o suspeito terá remexido várias secções", tendo furtado um aparelho eletrónico 'Playstation', dois automóveis da marca BMW e um Mercedes e ainda uns ténis - os do suspeito ficaram no local do crime.
Mais tarde, pelas 01h40, uma das viaturas furtadas - um BMW - foi visto na freguesia de Cascais "com um suspeito no interior". "Os polícias acabaram por dar ordem de paragem ao condutor, o qual desrespeitou e encetou fuga".
"Já com vários meios no local, o suspeito acaba por entrar com a viatura numa via sem saída já na localidade do Estoril, abandonando-a e tentando encetar fuga apeada, que resultou infrutífera pela pronta ação dos polícias, que utilizaram a força estritamente necessária para o manietar e deter", continua o comunicado.
De notar que, no decorrer da ocorrência, quando os agentes tentavam localizar e intercetar o suspeito, "uma viatura da PSP ter-se-á despistado, tendo os seus ocupantes ficado com ferimentos ligeiros".
"Além disso, aquando da fuga apeada do suspeito, também dois polícias, na tentativa de o intercetar, ficaram com ferimentos ligeiros", lê-se.
O detido tinha na sua posse os ténis furtados - que foram recuperados - e que serão entregues ao proprietário.
Já a 'Playstation', o detido disse à PSP que já teria "trocado" o aparelho eletrónico por produto estupefaciente, "descartando-se de qualquer responsabilidade quanto ao furto da viatura Mercedes".
A PSP encontra-se a efetuar diligências para localizar e recuperar a referida viatura, referindo também que o suspeito é "toxicodependente e sem-abrigo".
"O detido, por sentir dores num braço, foi transportado ao Hospital, onde ficou sob observação. Por não existir previsibilidade de alta hospitalar para o detido, a autoridade judiciária determinou a sua restituição à liberdade, baixando o processo a inquérito", informa o comunicado.
Leia Também: Detido por roubo a idosa após esta levantar dinheiro. Mulher alertou PSP