Portugal integra Comité de Furacões da Organização Meteorológica Mundial

Portugal passou a integrar o Comité de Furacões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), na sequência de um pedido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), anunciou hoje a instituição nacional.

Hurricane Francine expected to make landfall in Louisiana

© Lusa

Lusa
08/08/2025 19:14 ‧ ontem por Lusa

País

OMM

Portugal não está geograficamente inserido na região da qual é agora membro, a IV, mas o IPMA diz numa nota sobre o assunto que "a dinâmica dos sistemas tropicais no Atlântico fazem com que esteja exposto a este tipo de fenómenos".

 

A região em questão compreende o Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Holanda e Espanha, assim como os países da América Central e das Caraíbas.

De acordo com o IPMA, a partir de agora Portugal poderá contribuir com capacidades técnicas e científicas, e com uma rede de observação meteorológica complementar aos sistemas existentes no Atlântico Norte, com a inclusão dos novos radares dos Açores.

E poderá também, além de aceder diretamente às decisões do comité, participar em programas de formação e capacitação técnica.

A integração no Comité de Furacões da Região IV da OMM "é uma medida estratégica, coerente e necessária, que reforça a segurança nacional, amplia a cooperação entre os países e contribui para a eficácia global do sistema de alerta e resposta a furacões no Atlântico Norte", diz o IPMA na nota.

Leia Também: Meteorologia, qualidade do ar e da água ou fogos? Os sites a ter à mão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas