Detido por roubo a idosa após esta levantar dinheiro. Mulher alertou PSP

"Quando a vítima se sentou num banco de jardim, aproximou-se dela por trás e, com um gesto brusco, roubou-lhe a carteira e pôs-se em fuga", detalhou a força de segurança. Ficou sujeito à medida de coação de apresentações semanais.

PSP, Polícia de Segurança Pública

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
07/08/2025 11:03 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

País

Aveiro

Um homem de 23 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na terça-feira, 5 de agosto, pelas 10h45, em Aveiro, por ser suspeito da prática do crime de roubo - pelo método de esticão. A vítima é uma idosa, de 83 anos.

 

Tudo aconteceu, conta o Comando Distrital de Polícia de Aveiro em comunicado hoje enviado às redações, quando o indivíduo, "após ter visto a vítima a levantar dinheiro de uma caixa ATM, situada numa rua da cidade, seguiu-a".

"Quando a vítima se sentou num banco de jardim, aproximou-se dela por trás e, com um gesto brusco, roubou-lhe a carteira e pôs-se em fuga", é detalhado.

"Alertados pela idosa", os polícias da Esquadra Policial de Aveiro, levaram a cabo diligências no sentido de identificar o autor do crime, "tendo-o vindo a intercetar numa rua a escassos metros do local do roubo".

A carteira que havia sido roubada - "contendo a quantia monetária levantada e um cartão multibanco" -, foi recuperada.

Presente a primeiro interrogatório judicial, no dia seguinte aos factos terem ocorrido, o homem ficou sujeito à medida de coação de apresentações semanais, no posto/esquadra da sua área de residência.

Que medidas de segurança adotar? As recomendações da PSP

Na mesma nota, a PSP "tendo em vista a prevenção deste tipo de crime", deixou algumas medidas de segurança que devem ser adotadas: 

  • "Dirija-se a caixas MB/ATM localizadas no interior de agências bancárias ou em zonas movimentadas e bem iluminadas;
  • Observe o ambiente e a proximidade de pessoas à sua volta; se não se sentir confiante, dirija-se a outra caixa;
  • Observe a máquina: não a utilize se verificar algo de estranho na ranhura do leitor de cartões, no teclado ou no dispensador de notas;
  • Ao digitar o seu código pessoal, cubra o teclado com a outra mão;
  • Se tiver dificuldades na operação da máquina, dirija-se ao seu banco; não aceite ajuda de estranhos;
  • Assim que a operação pretendida estiver concluída, guarde o dinheiro, o cartão e o talão comprovativo, de forma segura, antes de se afastar da caixa;
  • Não deite o talão fora; os talões contêm informações sobre o levantamento efetuado; destrua-os em casa;
  • Quando se afastar da caixa, observe novamente o ambiente à sua volta;
  • Em caso de necessidade, ligue para a Polícia, através do 112".

Leia Também: Idosa alvo de roubo por esticão à porta de casa em Guimarães

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas