Em comunicado, aquela autarquia do distrito do Porto alerta que o desfile, que tem início às 16h30, na Ponte Luís I, seguindo pela Beira-Rio até ao Cais de Gaia e terminando junto ao Espaço Corpus Christi vai obrigar à interrupção de trânsito em várias artérias da cidade.
Assim, a circulação será interrompida na Rua Rodrigues de Freitas, entre a Alameda da Serra do Pilar e a Avenida da República, das 15h30 às 16h30 e na Calçada da Serra, entre a Rua Cabo Simão e a Rua do Pilar, das 15h30 às 17h30.
O trânsito será igualmente interrompido na Rua do Pilar, entre a Calçada da Serra a Rua da Fervença, das 15h30 às 17h30.
O FIMI regressa ao Norte de Portugal e promete uma "verdadeira celebração das tradições ancestrais", segundo a autarquia.
O evento leva a Vila Nova de Gaia caretos, mascarados e grupos musicais de Portugal e Espanha, numa "celebração da cultura imaterial ibérica".
A autarquia de Gaia destaca que esta é "uma oportunidade única para conviver de perto com os foliões fora dos diversos contextos regionais ibéricos, onde mitos e lendas perdidas no tempo inspiraram os nossos antepassados, recriando o colorido e a exuberância das máscaras, sejam elas protetoras ou provocadoras, mas sempre carregadas de grande valor simbólico".
O FIMI 2025 é uma organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da ADGTCP - Associação de Turismo e Cultura (Progestur), com o apoio do Turismo do Porto e Norte.
Leia Também: Investigadores alertam: Solidão pode aumentar o risco de perda auditiva