A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma organização criminosa, esta segunda-feira, que se dedicava ao tráfico de droga de Marrocos para a Península Ibérica. Como a droga era traficada sobretudo pelo ar, a operação denominou-se "Ases pelos Ares" e envolveu buscas domiciliárias e não domiciliárias nas zonas de Lisboa, Loures, Setúbal e Olhão.
Na sequência da investigação foram detidos três homens, com idades compreendidas entre 63 e 70 anos, por tráfico de droga e detenção de arma proibida, e apreendida uma aeronave, um carro onde a droga era transportada, diverso material de comunicações e navegação, uma arma de fogo e diversa documentação.
No que toca a estupefaciente, segundo o comunicado da PJ, foi apreendida resina de cannabis "suficiente para a composição de pelo menos um milhão de doses individuais".
Um outro membro do grupo já tinha sido detido em Espanha, onde se encontra a cumprir pena de prisão.
Os três homens detidos em Portugal serão agora presentes ao primeiro interrogatório judicial, onde ficarão a conhecer as medidas de coação.
A investigação vai continuar, a cargo da PJ, no âmbito de um inquérito do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).
Em momentos iniciais também colaboraram na investigação a Força Aérea Portuguesa, a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Guardia Civil Espanhola e a Gendarmerie Royale do Reino de Marrocos.
Leia Também: Ex-assistente de bordo detida à saída de avião com 46 kg de droga