Numa mensagem em vídeo divulgada na página da diocese na Internet, Manuel Linda disse que "já se notou, pelas primeiras palavras", que o novo pontífice quer "uma Igreja inclusiva, construtora de pontes, aberta à humanidade".
"Uma Igreja (...) mais espiritual, para ajudar a fermentar o mundo com novos valores, concretamente os da paz, da fraternidade e da esperança", acrescentou o bispo do Porto.
Manuel Linda sublinhou também, na sua mensagem, a escolha do nome de Leão pelo novo Papa.
"Isso reporta-nos àquele outro Papa que usou pela última vez esta designação, Leão XIII, nos finais do século XIX, uma época duríssima quer para o mundo, quer para a Igreja", afirmou o prelado, acrescentando que aquele Papa pôs "a Igreja em contacto com o mundo como ele é, com as suas alegrias e esperanças, com as suas tristezas e lágrimas".
O bispo do Porto sublinhou ainda a encíclica Rerum Novarum, sobre a condição dos trabalhadores, escrita por Leão XIII, e "que iria mudar mentalidades".
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, 69 anos, foi eleito Papa na quinta-feira, ao fim de dois dias de conclave, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho. Era até agora prefeito do Dicastério para os Bispos.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Ornelas antecipa pontificado marcado pela "atenção mais frágeis"