Após apagão, Governo cria equipa para "substituição urgente do SIRESP"

A equipa anunciada pelo Ministério da Administração Interna, tutelado por Margarida Blasco, e pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, tutelado por Miguel Pinto Luz, terá de desenvolver um estudo técnico-estratégico nos próximos 90 dias.

Notícia

© Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
02/05/2025 17:42 ‧ ontem por Notícias ao Minuto com Lusa

País

SIRESP

O Governo determinou, esta sexta-feira, a criação de uma "equipa de trabalho técnica e multissetorial com a missão de desenvolver, no prazo máximo de 90 dias, um estudo técnico-estratégico para a substituição urgente do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP)."

 

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta sexta-feira, é explicado que o despacho foi emitido pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e pelo Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

"A decisão é sustentada pela relevância estratégica das comunicações de emergência e proteção civil para a segurança e resiliência do Estado, considerando as limitações estruturais e operacionais evidenciadas pelo SIRESP em cenários de elevada complexidade e exigência operacional, que se constataram, entre outras situações, no passado dia 28 de abril, durante o apagão", lê-se na nota.

O comunicado dá ainda conta de que a medida visa também assegurar com urgência "um sistema de comunicações robusto, fiável, resiliente, tecnologicamente adequado e plenamente interoperável, que responda eficazmente às exigências atuais e futuras das forças e serviços de segurança, emergência e proteção civil."

Tal como indicam os governantes, a medida surge a par do pedido de auditorias à Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), à Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), pedindo-se a estes reguladores "a realização, respetivamente, de auditorias e uma análise técnica e aprofundada dos incidentes ocorridos durante o apagão da passada segunda-feira".

O coordenador da equipa de trabalho será designado por despacho, e, segundo o Executivo, deverão ainda integrar a equipa representantes de várias entidades, nomeadamente, das abaixo indicadas:

  • Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF);
  • Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM);
  • Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC);
  • Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS);
  • EMGFA – Estado-Maior General dos Forças Armadas;
  • Gabinete do Ministério da Administração Interna (GMAI);
  • Gabinete do Ministério da Infraestruturas e Habitação (GMIH);
  • Gabinete Nacional de Segurança (GNS);
  • GNR – Guarda Nacional Republicana;
  • INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica;
  • PSP – Polícia de Segurança Pública;
  • Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI);
  • Peritos técnicos independentes, a designar por despacho subsequente. 

[Notícia atualizada às 18h06]

Leia Também: Governo faz "análise" para "pôr SIRESP a funcionar de uma vez por todas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas