Germano Silva nasceu em Penafiel em 1931, mas mudou-se com a família para o Porto, com apenas um ano de idade. Aqui cresceu, estudou e trabalhou toda a sua vida... tornando-se marca e agora rosto da sua cidade natal.
O jornalista, várias vezes reconhecido pelo seu mérito enquanto jornalista professor ou historiador, foi agora alvo de uma homenagem de proporções ainda maiores (pelo menos visualmente).
O artista DrMheo pintou um prédio no Jardim da Cordoaria com o retrato de Germano Silva, numa homenagem que acontece aos 93 anos de idade do homem.
A ideia da homenagem surgiu no âmbito da celebração dos 20 anos da empresa municipal Porto Vivo, explica o autarca local nas redes sociais. Para Rui Moreira, a obra para além de homenagear Germano Silva "e o seu papel de comunicador das riquezas do Porto, enaltece a importância da reabilitação do edificado degradado, objeto do trabalho da Porto Vivo, SRU".
As imagens foram partilhadas pelo artista nas suas redes sociais.
Germano Silva iniciou a sua carreira jornalística há 60 anos no Jornal de Notícias como colaborador de Desporto, percorreu os diferentes patamares hierárquicos desde estagiário a chefe de redação e tornou-se "numa das mais respeitosas figuras no estudo e divulgação da história da cidade do Porto", tendo a sua obra espelhada em 18 livros publicados.
Leia Também: Homenagem a Ruy de Carvalho dá arranque a 2025 no Teatro de Vila Real