O barómetro, cujos resultados vão ser divulgados em 2025, estuda o impacto que a filantropia conduzida pelas fundações tem gerado, analisando o papel do setor fundacional em Portugal, a prática da filantropia no país e a perceção pública do impacto social das instituições.
O CPF, entidade que reúne as grandes fundações do país, destaca em comunicado que esta nova ferramenta é essencial para promover o conhecimento e a transparência no setor fundacional, e para sensibilizar empresários, políticos e cidadãos para a necessidade de aumentar a resposta filantrópica.
No contexto do Dia Europeu das Fundações e Doadores, que se assinala na próxima terça-feira, 01 de outubro, o CPF anuncia o lançamento de um programa de "Portas Abertas" com atividades gratuitas em 150 fundações e um encontro de trabalho com o Governo, agendado para o mesmo dia.
A iniciativa 'Fundações de Portas Abertas' tem como objetivo dar a conhecer o trabalho realizado pelas fundações, disponibilizando visitas-guiadas e outras atividades nomeadamente na Fundação Oriente, Casa da Música, Fundação Altice, Fundação Champalimaud e Fundação Eugénio de Almeida.
Leia Também: Mais de 85% das empresas tem orçamento para IA também em Portugal