Governo reúne-se para discutir caso de hacker português detido em Londres

Ministro britânico recusou extradição de jovem para Portugal e aceitou pedido dos EUA, onde Diogo poderá ter de cumprir 57 anos de prisão. Defesa de pirata informático, de 24 anos, garante que há risco de vida.

hacker, detido, segurança, dados, privacidade, hacking

© ShutterStock

Natacha Nunes Costa
25/07/2024 11:32 ‧ 25/07/2024 por Natacha Nunes Costa

País

Hacker

Os Ministério da Justiça e dos Negócios Estrangeiros (MNE) vão reunir-se para discutir o caso do hacker português Diogo Santos Coelho, de 24 anos, que se encontra em prisão domiciliária no Reino Unido e corre o risco de ser extraditado para os EUA, onde poderá ser condenado a 57 anos de prisão.

 

Fonte do Governo confirmou ao Notícias ao Minuto que a reunião "para ver em que ponto está o processo" vai acontecer em breve, sem avançar, contudo, a data do encontro.

Já a CNN Portugal avança que este vai acontecer ainda esta semana.

Recorde-se que o governo britânico recusou a extradição do jovem viseense para Portugal, optando por enviá-lo para os EUA, onde arrisca cumprir uma pena de prisão de 57 anos.

Tal como confirmou fonte do Executivo ao Notícias ao Minuto, a família do jovem está a fazer pressão, “o que é normal”, para que este não seja extraditado para os EUA.

Diogo foi acusado pelos EUA de vários crimes, entre os quais conspiração, fraude no acesso a dispositivos e roubo de identidade agravado, por ter gerido a RaidForums, uma das maiores plataformas na darkweb de venda de dados roubados de grandes empresas mundiais.

O ano passado, a justiça britânica aceitou o pedido de extradição do jovem para os EUA.

Risco de colocar termo à vida

Segundo a CNN Portugal, a Defesa de Diogo recorreu, alegando que este tem autismo e que corre o risco de colocar fim à vida, caso tenha de cumprir prisão nos EUA.

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público (MP) português pediu a extradição do pirata informático para Portugal, alegando que, além de se tratar de um cidadão português, os crimes tinham sido cometidos em território nacional, mas o ministro de Estado para a Segurança britânico, Tom Tugendhat, optou por manter a extradição para os EUA, algo que ainda só não aconteceu devido aos recursos.

A decisão final será anunciada em setembro.

Detido há mais de dois anos

Recorde-se que Diogo foi detido durante a Operação Tourniquet, em abril de 2022, que contou com várias forças de segurança, entre as quais a Polícia Judiciária portuguesa, autoridades dos EUA, Reino Unido, Suécia e Roménia.

Além dele outras duas pessoas foram detidas por serem alegados cúmplices. Todos são suspeitos de terem traficado ou mediado vendas e resgates de dados de importantes empresas norte-americanas. As autoridades norte-americanas acreditam que os hackers terão feito muito dinheiro às custas dos crimes.

Leia Também: Autoridades portuguesas investigam dados do Governo à venda na 'deepweb'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas