Vale de Cambra. ASAE suspende talho e mercearia por "falta de higiene"
Foram instaurados 66 processos no âmbito da Operação Calambria, levada a cabo pela ASAE em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro.
© Reuters
País Aveiro
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu dois estabelecimentos em Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, por "falta de requisitos de higiene".
De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a suspensão aconteceu no âmbito de uma operação de fiscalização denominada 'Calambria'.
A operação decorreu "no âmbito das suas competências de fiscalização de segurança alimentar e económica, direcionada a estabelecimentos com atividades diversas", entre as quais talhos, mercearias, floristas, minimercados, garrafeiras, entre outros.
"Foram apreendidos cerca de 200 kg de géneros alimentícios (produtos cárneos, hortofrutícolas e azeitonas) por falta de rotulagem e uma balança, por falta de controlo metrológico, num valor aproximado de 1.400 euros", lê-se ainda na nota.
Como balanço da ação, a ASAE explica que foram fiscalizados 158 operadores económicos, tendo sido instaurados 66 processos de contraordenação. Como principais infrações são apontadas a falta de requisitos de higiene, a falta rotulagem em produtos cárneos e hortofrutícolas, a falta de afixação de preços em montras, a falta de implementação de plano HACCP, falta de mera comunicação prévia, a existência de extintores com prazo de validade ultrapassado, a falta de tabela de preços, incumprimentos diversos relativos ao livro de reclamações, entre outras.
Leia Também: ASAE. Quatro detidos por venda de produtos contrafeitos na feira de Tomar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com