Em comunicado, o SEF informou que durante as operações realizadas em Santa Maria da Feira, Águeda e Mealhada foram identificados mais de uma dezena de cidadãos estrangeiros, sendo que três deles estavam ilegais em Portugal.
Segundo aquele serviço de segurança, um dos ilegais foi detido e presente no tribunal de Santa Maria da Feira, que lhe aplicou a medida de coação de apresentação periódica no SEF, até à conclusão do processo de afastamento coercivo com vista à sua expulsão de Portugal.
Outro estrangeiro, que não possuía visto ou título de residência válido, foi notificado para abandonar o país no prazo de 20 dias, sob pena de incorrer em procedimento de afastamento coercivo, acrescentou o SEF, adiantando que o terceiro cidadão em situação irregular, que deixou caducar o título de residência, foi notificado para comparecer no SEF, atendendo a que a sua situação é documental e ainda é passível de regularizar.
As ações realizadas, que tinham como objetivo o combate ao alojamento, emprego e exploração de mulheres em situação ilegal, originaram a instauração de processos de contraordenação às entidades patronais, que vão ser multadas com coimas cujo valor pode ultrapassar os 10 mil euros.
Numa outra nota hoje divulgada, o SEF anunciou a detenção de um cidadão, de 53 anos de idade, proveniente do Reino Unido, no Aeroporto Internacional da Madeira.
O detido era procurado no âmbito de um processo do Tribunal Judicial de Albufeira, no qual foi condenado por dois crimes de injúrias agravadas e por um crime de resistência e coação sobre funcionário.
O SEF adianta que, conforme determinado no mandado, o cidadão foi notificado da sentença condenatória, sendo restituído de imediato à liberdade.