Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Há quatro distritos sob aviso amarelo por causa do calor (até amanhã)

Persistência de valores elevados da temperatura máxima levou à emissão de avisos devido ao tempo quente. Máximas vão chegar aos 38 graus.

Há quatro distritos sob aviso amarelo por causa do calor (até amanhã)
Notícias ao Minuto

07:42 - 30/05/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

Quatro distritos de Portugal continental estão esta quinta e sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Évora, Beja, Santarém e Portalegre vão estar sob aviso amarelo entre as 11h00 de quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Recorde-se que está prevista uma subida da temperatura máxima, que deverá chegar aos 38 graus nestes dias.

Em causa está o "estabelecimento de uma crista anticiclónica sobre o golfo da Biscaia e um vale depressionário que se estende desde Marrocos em direção à Península Ibérica" e que "dará origem a uma circulação atmosférica favorável a uma situação de tempo quente e seco em Portugal continental".

São esperados valores acima de 30 graus na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre 35 e 38 graus no interior das regiões Centro e Sul.

Está igualmente previsto um aumento da temperatura mínima, aguardando-se valores entre os 20 e os 22 graus na Beira Baixa, Alto Alentejo e Sotavento Algarvio esta quinta e sexta-feira.

Segundo o IPMA, estas condições meteorológicas, associadas a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão também num aumento significativo do perigo de incêndio rural.

A tendência aponta "para uma pequena descida dos valores de temperatura durante o fim de semana, no entanto, os valores da máxima deverão ainda persistir elevados nos dias seguintes", segundo o IPMA.

Hoje, está prevista a "aproximação de uma superfície frontal fria ao norte da Península Ibérica", que levará a "um aumento temporário da instabilidade atmosférica, havendo assim a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no nordeste transmontano".

De realçar que, face a esta previsão, a Direção-Geral da Saúde recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor

Leia Também: DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor previsto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório