Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 29º

Máximas vão aos 38ºC nos próximos dias. Calor coloca distritos sob aviso

Subida da temperatura levou à emissão de avisos de tempo quente e aumenta também o perigo de incêndio rural. Vem aí tempo quente e seco em Portugal continental.

Máximas vão aos 38ºC nos próximos dias. Calor coloca distritos sob aviso
Notícias ao Minuto

09:51 - 29/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os próximos dias uma subida da temperatura máxima, que pode levar a um aumento do perigo de incêndio rural e que já motivou a emissão de avisos de tempo quente para quatro distritos para quinta e sexta-feira. As temperaturas vão chegar aos 38 graus. 

O IPMA colocou os distritos de Évora, Beja, Santarém e Portalegre vão sob aviso amarelo entre as 11h00 de quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Em comunicado, o Instituto justifica a subida da temperatura, que se regista desde dia 28, com o "estabelecimento de uma crista anticiclónica sobre o golfo da Biscaia e um vale depressionário que se estende desde Marrocos em direção à Península Ibérica que dará origem a uma circulação atmosférica favorável a uma situação de tempo quente e seco em Portugal continental".

Para os próximos dias, prevê-se uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima, sendo de esperar valores acima de 30 graus na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre 35 e 38 graus no interior das regiões Centro e Sul.

Está igualmente previsto um aumento da temperatura mínima, aguardando-se valores entre os 20 e os 22 graus na Beira Baixa, Alto Alentejo e sotavento Algarvio na quinta e sexta-feira.

Segundo o IPMA, estas condições meteorológicas, associadas a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão num aumento significativo do perigo de incêndio rural.

O IPMA prevê valores máximos ou muito elevado de perigo de incêndio rural em vários concelhos do interior norte e centro, bem como na região sul, com implicações na restrição ao uso do fogo e das atividades permitidas em meio rural.

"A tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura durante o fim de semana, no entanto, os valores da máxima deverão ainda persistir elevados nos dias seguintes", segundo o IPMA.

O vento será do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde devido ao reforço do efeito de brisa e rodará para quadrante leste a partir fim do dia de quinta-feira.

Também na quinta-feira, está prevista a aproximação de uma superfície frontal fria ao norte da Península Ibérica, que levará a um aumento temporário da instabilidade atmosférica, havendo assim a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no nordeste transmontano.

De realçar que, face a esta previsão, a Direção-Geral da Saúde recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor. 

Leia Também: DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor previsto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório