Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 21º

Após calor de verão, temperaturas baixam (mas pouco). Excepto no Algarve

Depois de alguns dias de tempo quente e "temperatura acima da média para o mês de Abril", as previsões apontam para o regresso de valores mais amenos na generalidade do continente. A sul, a tendência é inversa.

Após calor de verão, temperaturas baixam (mas pouco). Excepto no Algarve
Notícias ao Minuto

19:06 - 14/04/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

Depois de um fim de semana com tempo de verão - e termómetros a chegar aos 30 graus que levaram milhares às praias -, segunda-feira traz uma descida de temperatura, exceto no Algarve... onde o calor deverá até apertar ainda mais.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana arranca com uma "descida de temperatura, exceto no Algarve", além de "vento do quadrante norte, por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas". Já o céu deverá estar "pouco nublado ou limpo, temporariamente com períodos de muita nebulosidade no litoral Norte e Centro e no extremo norte até meio da manhã".

Na prática, as máximas - que estiveram acima dos 25 graus este domingo - não deverão ir além dos 23 graus na segunda-feira em Lisboa e no Porto. Já em Portalegre e Castelo Branco a máxima esperada mantém-se nos 28 graus.

Por outro lado, no Algarve, onde as máximas rondaram os 24 graus este domingo, os termómetros podem chegar aos 30 na segunda-feira.

No caso do arquipélago da Madeira, onde as temperaturas podem chegar amanhã aos 28 graus, o aviso amarelo por causa do tempo quente vai manter-se até ao final do dia, mas apenas nas regiões montanhosas e na costa Sul.

Para terça-feira, o IPMA prevê nova "pequena descida da temperatura mínima no interior Norte" e da máxima "no sotavento algarvio". Ainda assim, as máximas deverão rondar os 25 graus na generalidade do território continental e o céu deverá permanecer "pouco nublado ou limpo". 

As mínimas esperadas vão variar, por sua vez, entre os 8 graus em Bragança e os 19 em Faro.

Em suma, depois de alguns dias de tempo quente e "temperatura acima da média para o mês de Abril", as previsões apontam para o regresso de valores mais amenos.

Este fim de semana, em Portugal, milhares de pessoas afluíram às praias, mas a agitação marítima e a falta de vigilância geraram alguns incidentes, apesar dos alertas à população para manter todo o cuidado junto ao mar. Este domingo, um jovem desapareceu no mar da praia da Costa Nova, em Aveiro.

No sábado, pelo menos quatro pessoas foram resgatadas do mar na praia do Tamariz, no Estoril. O capitão do Porto de Cascais descreveu ao Notícias ao Minuto "um dia caótico".

Também ao final da tarde de sábado, foi dado o alerta de uma situação de afogamento que envolveu dois jovens, de 26 e 21 anos, na Praia da Vieira, na Marinha Grande. O jovem de 26 anos acabou por ser resgatado do mar, mas o de 21 continua desaparecido.

Leia Também: Buscas por jovem de 16 anos desaparecido em praia de Gaia retomadas às 8h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório